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Evasão escolar na universidade tecnológica de Durango durante a COVID-19: Uma análise de fatores exógenos e endógenos

O presente estudo buscou analisar as causas da evasão na Universidade Tecnológica de Durango, México, durante esse período, investigando tanto fatores externos (exógenos) quanto internos (endógenos) ao sistema educacional.

por Redação CPAH

A evasão escolar, um problema persistente em diversos sistemas educacionais, intensificou-se durante a pandemia de COVID-19. O presente estudo buscou analisar as causas da evasão na Universidade Tecnológica de Durango, México, durante esse período, investigando tanto fatores externos (exógenos) quanto internos (endógenos) ao sistema educacional.

Fatores Exógenos:

Condições econômicas desfavoráveis, como a pobreza e a falta de recursos financeiros, foram identificadas como um dos principais fatores exógenos que impulsionaram a evasão escolar. A pandemia agravou a situação econômica de muitas famílias, levando os estudantes a abandonar os estudos em busca de trabalho para auxiliar no sustento familiar (Bohórquez e Contreras, 2018). Além disso, a falta de apoio familiar e a necessidade de conciliar os estudos com responsabilidades domésticas também contribuíram para o abandono escolar, especialmente entre as mulheres (Torres, Acevedo e Gallo, 2015).

Fatores Endógenos:

As políticas públicas do setor educacional também desempenharam um papel relevante na evasão escolar. As medidas adotadas durante a pandemia, como o ensino remoto emergencial, foram consideradas inadequadas e contraditórias pelos estudantes, dificultando a adaptação ao novo formato de ensino e a interação com os professores (Martínez Galván et al., 2023). A falta de infraestrutura e recursos tecnológicos adequados também representou um obstáculo para muitos estudantes, especialmente aqueles de baixa renda.

Implicações para a Instituição:

Os resultados do estudo apontam para a necessidade de a Universidade Tecnológica de Durango considerar os fatores socioeconômicos, culturais e familiares dos estudantes, além de suas habilidades intelectuais, emocionais e sociais, a fim de prevenir a evasão escolar. É fundamental que a instituição ofereça apoio financeiro e emocional aos alunos em situação de vulnerabilidade, além de investir em infraestrutura e recursos tecnológicos para garantir um ensino de qualidade, mesmo em situações de crise.

Referência:

BOHÓRQUEZ, C.; CONTRERAS, J. Fatores associados à evasão escolar no instituição centro de comércio educacional de Piedecuesta. 2018.

TORRES, J.; ACEVEDO, D.; GALLO, L. Causas e consequências da deserção, e Repetição aluno: Um panorama no contexto latino-americano. Revista Cultura Educação e Sociedade, v. 6, n. 2, p. 157-187, 2015.

MARTÍNEZ GALVÁN, Mario Alberto et al. Causas da evasão escolar durante o período de covid-19 na Universidade Tecnológica de Durango, México. CPAH Science Journal of Health, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 1-14, 2023.

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