Início ColunaNeurociências Capacidade de Diferenciação entre Características do Autismo e Outros Transtornos: Um Estudo sobre Conhecimento e Metacognição em Estudantes Universitários

Capacidade de Diferenciação entre Características do Autismo e Outros Transtornos: Um Estudo sobre Conhecimento e Metacognição em Estudantes Universitários

Além disso, examina a consciência metacognitiva, avaliando a correlação entre a precisão das respostas e a confiança dos participantes.

por Redação CPAH

Introdução

O estudo avalia a capacidade de estudantes universitários em identificar corretamente características diagnósticas do autismo e diferenciá-las de outras condições descritas no DSM-5, como TDAH, ansiedade e transtornos de aprendizagem. Além disso, examina a consciência metacognitiva, avaliando a correlação entre a precisão das respostas e a confiança dos participantes.

Métodos

A pesquisa envolveu 283 estudantes de psicologia de uma universidade no meio-oeste dos Estados Unidos, que completaram a Autism Symptomatology Knowledge Assessment (ASKA). O instrumento apresenta 25 características associadas ao autismo e outras condições, solicitando aos participantes que identificassem se cada característica poderia ser usada para diagnóstico de autismo, além de avaliar sua confiança nas respostas em uma escala de 1 a 5. Dados demográficos e experiências prévias com autismo também foram coletados, e critérios rigorosos de exclusão foram aplicados para garantir a qualidade dos dados.

Resultados

Os participantes demonstraram maior precisão ao reconhecer características do autismo, especialmente aquelas relacionadas a desafios de interação social e comunicação (precisão média = 0,85). Contudo, apresentaram dificuldade em diferenciar características de outras condições, particularmente ansiedade e TDAH, que foram frequentemente confundidas com autismo. A análise metacognitiva revelou uma correlação positiva entre precisão e confiança para características do autismo, enquanto para características de outras condições essa correlação foi inexistente ou inversa, indicando baixa metacognição em relação a essas últimas.

Discussão

Os resultados destacam que, embora os estudantes tenham boa precisão na identificação de características do autismo, existe uma tendência preocupante de superposição entre o autismo e outras condições. Essa confusão pode perpetuar estigmas e afetar decisões importantes, como aquelas em ambientes educacionais ou de trabalho. A relação positiva entre confiança e precisão para características do autismo sugere que o conhecimento sobre essas características é relativamente bem consolidado. Por outro lado, a baixa metacognição em relação a características de outras condições aponta para a necessidade de intervenções educacionais direcionadas a aumentar a consciência crítica sobre essas distinções.

Conclusão

O estudo ressalta a importância de estratégias educativas que promovam tanto o conhecimento sobre o autismo quanto habilidades metacognitivas para diferenciar condições relacionadas. Isso é essencial para reduzir equívocos diagnósticos e melhorar interações sociais e profissionais com indivíduos autistas.

Palavras-chave: autismo, metacognição, características diagnósticas, transtornos do neurodesenvolvimento, TDAH, ansiedade, DSM-5.

Referência:

McMahon, C. M. College students recognize characteristics of autism, but struggle to differentiate between characteristics of autism and other disabilities. Journal of Autism and Developmental Disorders. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10803-024-06631-9. Acesso em: 27 jan. 2025.

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