Início OpiniãoAtividades Extracurriculares e Amizades na Adolescência: Uma Análise de Redes Sociais

Atividades Extracurriculares e Amizades na Adolescência: Uma Análise de Redes Sociais

por Redação CPAH

As amizades na adolescência são essenciais para o desenvolvimento, mas a formação desses laços é um processo complexo que vai além de simplesmente encontrar pessoas parecidas. Um estudo buscou investigar como a participação em atividades extracurriculares contribui para as amizades de adolescentes, utilizando a análise de redes sociais para isolar essa influência de outros fatores já conhecidos. A pesquisa utilizou dados do National Longitudinal Study of Adolescent Health (Add Health) para examinar 67.124 participantes em 108 escolas.

O estudo confirmou que a participação conjunta em atividades extracurriculares está fortemente associada a amizades existentes e promove a formação de novos laços. A probabilidade de dois adolescentes serem amigos foi 2,3 vezes maior se eles participassem da mesma atividade, mesmo após controlar por fatores como a similaridade demográfica e de comportamento (homofilia) e a existência de amigos em comum (fechamento triádico). A força dessa associação variou de acordo com o nível escolar e o tipo de atividade. A relação entre a participação em atividades e a amizade foi mais forte no ensino médio do que no ensino fundamental. Os adolescentes mais velhos, com um senso de identidade mais definido, tendem a escolher atividades que se alinham com seus interesses, o que aumenta a probabilidade de fazerem amigos com perfis semelhantes.

Em relação ao tipo de atividade, a associação entre a participação conjunta e a amizade foi mais forte em atividades de artes e acadêmicas do que em esportes. Essa diferença pode ser explicada pelo status social: os participantes de esportes, por estarem em um “grupo” com status social mais elevado, podem ter mais oportunidades de amizade com não participantes, enquanto os envolvidos em artes e clubes acadêmicos tendem a formar laços mais fortes entre si.

A pesquisa conclui que as atividades extracurriculares são um contexto único e valioso para a formação de amizades, atuando como um “foco” para as interações sociais. A análise longitudinal também revelou que a participação conjunta previu a formação de novas amizades 8 meses depois.

Referência:

SCHAEFER, D. R. et al. The Contribution of Extracurricular Activities to Adolescent Friendships: New Insights Through Social Network Analysis. Developmental Psychology, v. 47, n. 4, p. 1141–1152, 2011.

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