Início OpiniãoA Vulnerabilidade Oculta da Superdotação: Desafios para Crianças com Habilidades Excepcionais

A Vulnerabilidade Oculta da Superdotação: Desafios para Crianças com Habilidades Excepcionais

por Redação CPAH

Embora a superdotação seja frequentemente associada a um bom ajustamento social, maturidade emocional e sucesso na vida, para crianças com habilidades intelectuais extraordinariamente avançadas, o caminho pode ser repleto de desafios únicos e vulnerabilidades. A discrepância entre seu desenvolvimento cognitivo e as expectativas da sociedade pode tornar o dom um fardo. Este artigo explora as vulnerabilidades específicas de crianças altamente superdotadas e diferencia sua experiência da de crianças com superdotação moderada.

A pesquisa ao longo do tempo tem consistentemente documentado que crianças com superdotação moderada tendem a se sair bem na escola e na vida adulta. No entanto, à medida que o grau de avanço intelectual aumenta, também aumenta o risco de desajuste social e infelicidade. As vulnerabilidades de crianças extraordinariamente superdotadas incluem:

Desenvolvimento Desigual: Ter “a inteligência de um adulto e as emoções de uma criança em um corpo infantil” cria uma lacuna significativa. Essa assincronia leva a expectativas irrealistas por parte dos adultos, que podem rotular comportamentos infantis como problemas de disciplina. O talento da criança pode ser ignorado, ofuscado por imaturidade social ou física.

Perfeccionismo: Muitas crianças superdotadas têm uma “busca interna pela perfeição”, que as leva a estabelecer metas inatingíveis para si mesmas. Elas usam suas habilidades de pensamento crítico para demolir seus próprios esforços imperfeitos, perdendo a confiança no feedback positivo dos adultos. Esse perfeccionismo, quando combinado com uma orientação para a “impotência” (onde atribuem o fracasso à falta de habilidade e o sucesso a fatores instáveis como sorte), pode levar à baixa autoestima e a abordagens ineficazes para a resolução de problemas.

Expectativas dos Adultos: O perfeccionismo é frequentemente exacerbado por adultos que constantemente pressionam a criança a “alcançar seu potencial”. Professores e pais podem sobrecarregar a criança com atividades, deixando-a sem tempo para o lazer ou para o devaneio. A criança multitalentosa pode sentir-se dividida entre as exigências de diferentes professores para se destacar em várias áreas ao mesmo tempo, algo que é impossível de se realizar.

Sensibilidade Intensa: Muitos indivíduos altamente superdotados são caracterizados por uma sensibilidade intensa e uma capacidade de resposta interna, o que pode exacerbar suas reações aos problemas comuns do crescimento. Eles podem perceber a rejeição social onde não há, e a sensibilidade à injustiça e hipocrisia pode levar a sentimentos de desespero e cinismo em idades muito jovens.

Alienação: Diferente de crianças com superdotação moderada, que geralmente são populares, crianças com níveis de habilidade excepcionalmente altos podem ter dificuldade em encontrar pares compatíveis. Suas ideias abstratas e vocabulário avançado podem não ser compreendidos por colegas da mesma idade. A insistência de educadores e pais para que interajam apenas com seus pares cronológicos agrava essa alienação. O termo “par” não se refere a pessoas da mesma idade, mas sim a indivíduos que podem interagir em um nível intelectual igualitário em torno de interesses comuns.

Conflito de Papel: Crianças e adolescentes superdotados enfrentam um severo conflito entre as expectativas da sociedade para seu grupo de idade, sexo ou raça, e sua necessidade de realizar um potencial individual extraordinário. Por exemplo, a imagem do “atleta” em escolas secundárias pode diminuir o apreço de um jovem superdotado pela música ou matemática. Da mesma forma, meninas superdotadas podem ser menos propensas a se inscrever em cursos de ciências e matemática, enfrentando um conflito entre as concepções tradicionais de feminilidade e seu impulso interno para a excelência.

Em suma, as vulnerabilidades de crianças altamente superdotadas não são inerentes ao seu intelecto, mas sim resultado da discrepância entre o seu desenvolvimento e as expectativas da sociedade. Para mitigar esses desafios, é necessário o desenvolvimento de sistemas de apoio, incluindo programas educacionais apropriados, educação socioemocional sistemática, aconselhamento de carreira e a presença de adultos que atuem como modelos e guias. Sem essas formas de apoio, a capacidade intelectual extraordinária pode se tornar um fardo em vez de a base para uma vida criativa e produtiva.

Referência:

Roedell, W. C. (1984). Vulnerabilities of highly gifted children. Roeper Review, 6(3), 127–130. DOI: 10.1080/02783198409552782.

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