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Inteligência, Dupla Excepcionalidade e Desempenho Escolar: Uma Análise Estatística com Altas Habilidades

A amostra foi composta por 100 voluntários membros de sociedades de alto QI, selecionados a partir do grupo de discussão científica Gifted debate. A

por Redação CPAH

CPAH – Centro de Pesquisa e Análises Heráclito
Linha de Pesquisa: Genética da Inteligência e Cognição Aplicada
Chefe de pesquisa: Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues

Introdução

Este estudo integra a linha de pesquisa em inteligência e cognição do CPAH, como parte das atividades do Genetic Intelligence Project (GIP). A investigação foi realizada com o objetivo de analisar a relação entre níveis elevados de quociente de inteligência (QI), presença de dupla excepcionalidade (como TDAH, TEA e dislexia) e histórico de desempenho escolar.

A amostra foi composta por 100 voluntários membros de sociedades de alto QI, selecionados a partir do grupo de discussão científica Gifted debate. A participação foi limitada a indivíduos cujo ingresso nessas sociedades exige comprovação formal por meio de testes de QI supervisionados, validados cientificamente e reconhecidos internacionalmente. Essa condição assegura a confiabilidade da variável QI autodeclarada, dentro de um intervalo clínico compatível com critérios de altas habilidades (QI >130).

Metodologia

Os dados foram coletados por meio de formulário estruturado, com perguntas referentes à faixa de QI, desempenho escolar, presença de condições neurodivergentes e características cognitivas. As informações foram anonimizadas e tratadas estatisticamente, utilizando categorias comparativas e análise de frequência relativa.

Resultados e Parecer

Os resultados indicam que:

●Indivíduos sem dupla excepcionalidade apresentaram maior proporção de notas escolares acima da média.
●Participantes com QI entre 130 e 145 demonstraram o melhor desempenho escolar agregado.
●Entre os com QI acima de 145, houve maior dispersão, com aumentos relativos de notas regulares ou abaixo da média.
A presença de dupla excepcionalidade está associada a maior incidência de desempenho acadêmico inferior, mesmo em perfis de alta inteligência. 

Esses achados reforçam a importância de fatores emocionais, adaptativos e contextuais no desempenho escolar de indivíduos superdotados. A alta cognição, embora necessária, não é suficiente para assegurar sucesso acadêmico em contextos formais, especialmente na presença de condições que demandam apoio psicopedagógico especializado.

Considerações Éticas

Este estudo tem caráter científico e estatístico. Todos os dados foram coletados de forma anônima, sem qualquer tipo de identificação direta ou indireta dos participantes. A proteção dos dados segue rigorosamente os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) do Brasil e do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia.

Alguns destaques

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