A diferença na forma como adultos e crianças abordam o desenho de um objeto, um animal ou uma paisagem pode ser explicada por diversos fatores, tanto psicológicos quanto neuropsicológicos. Quando solicitado a uma criança e um adulto que façam o desenho de um determinado objeto, animal, paisagem ou qualquer outra coisa, os desenhos são realizados de forma muito diferente. A criança utiliza grande espaço da folha, sempre com muitas cores e geralmente o desenho vem acompanhado de outros elementos visuais. Já o desenho do adulto mostra-se restrito a um pedaço da folha, muitas vezes sem a utilização de cores, apenas de um lápis comum.
Qual o motivo dessas diferenças? É o que exploraremos a seguir.
Percepção e Criatividade
As crianças geralmente têm uma percepção mais livre e menos restrita da realidade. Isso se reflete em sua propensão a expressar criatividade e imaginação sem medo de julgamentos. O uso de cores vivas e a exploração da folha inteira são exemplos dessa liberdade criativa. Por outro lado, os adultos tendem a ter sua criatividade afetada por normas sociais e autoavaliações. Essa pressão pode levá-los a produzir algo que atenda a expectativas específicas, resultando em um uso mais contido do espaço e da técnica.
Desenvolvimento Cognitivo
As crianças estão em uma fase de desenvolvimento cognitivo em que a exploração e a experimentação são encorajadas. Seus cérebros, ainda em crescimento, estão se desenvolvendo em termos de habilidades motoras finas e controle, o que as leva a usar todo o espaço disponível ao desenhar. Em contrapartida, os adultos já desenvolveram estruturas mentais e técnicas que enfatizam a precisão e a clareza. Além disso, sua consciência do tempo e da eficiência contribui para uma abordagem mais contida ao desenhar.
Limitações e Medos
Os adultos frequentemente internalizam críticas sociais e podem ter medo de falhar ou não atender às expectativas, o que limita sua autoexpressão. A autocrítica também tende a ser maior em adultos, levando-os a serem mais metódicos e hesitantes em se arriscar artisticamente.
Requisitos Neurológicos
Do ponto de vista neurológico, o cérebro das crianças é mais plástico, o que significa que elas são mais abertas a novas experiências e menos afetadas por estruturas rígidas de pensamento, que se desenvolvem na idade adulta. O córtex pré-frontal, responsável pelo pensamento crítico e pela tomada de decisões, está menos desenvolvido nas crianças, permitindo-lhes maior liberdade no pensamento e na expressão criativa.
Conclusão
Essas diferentes abordagens ao desenho refletem não apenas os estágios de desenvolvimento, mas também como a sociedade molda expectativas e a autocrítica. As crianças são mais livres e espontâneas, enquanto os adultos tendem a se confinar em padrões previamente estabelecidos.
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