Introdução:
A educação de superdotados exige atenção específica para garantir que esses indivíduos recebam oportunidades de aprendizado que correspondam às suas necessidades únicas. No entanto, atitudes enraizadas de estudantes, professores e pais podem influenciar a implementação de programas educacionais voltados a esse público. Este estudo investiga as atitudes desses grupos em escolas secundárias na Eslovênia, com o objetivo de compreender os desafios e percepções acerca da educação de superdotados.
Métodos:
Participaram do estudo 1.020 estudantes de quatro escolas secundárias, 84 professores e 306 pais. A coleta de dados utilizou uma versão adaptada do questionário de Gagné e Nadeau sobre atitudes em relação a superdotados, contendo 27 itens em escala Likert e uma questão aberta. A análise foi realizada com estatísticas descritivas e inferenciais para identificar diferenças entre os grupos, complementada por análise qualitativa das respostas abertas.
Resultados:
De modo geral, os participantes demonstraram atitudes neutras a levemente positivas em relação à educação de superdotados. A análise revelou diferenças significativas entre os grupos, com professores e pais sendo mais favoráveis à educação diferenciada do que os estudantes. Destacou-se também o reconhecimento da necessidade de apoio específico, embora predomine uma percepção de que adaptações curriculares devem considerar os aspectos sociais e emocionais dos adolescentes. Os participantes expressaram preocupação com a rotulação e exclusão social de superdotados, bem como limitações no sistema educacional, como falta de recursos financeiros e de treinamento para professores.
Discussão:
O estudo aponta para a necessidade de estratégias mais coordenadas na educação de superdotados na Eslovênia, incluindo maior treinamento para professores e recursos para adaptação curricular. A promoção de uma abordagem inclusiva, focada no princípio de desafio ao invés de sobrecarga, foi sugerida como essencial para atender às necessidades desse grupo. O papel dos professores como agentes de suporte e o impacto de suas atitudes na formação de um ambiente educacional positivo foram amplamente discutidos.
Conclusão:
Embora a educação de superdotados seja reconhecida como essencial para o desenvolvimento social, ainda existem barreiras significativas, como estereótipos, desigualdade no acesso a recursos e falta de estratégias nacionais consistentes. Este estudo reforça a importância de iniciativas políticas e educacionais que promovam uma abordagem sistemática e inclusiva para maximizar o potencial dos estudantes superdotados na Eslovênia.
Palavras-chave: superdotação, atitudes educacionais, educação diferenciada, inclusão, desenvolvimento de talentos.
Referência:
Juriševič, M., & Žerak, U. (2019). Attitudes towards gifted students and their education in the Slovenian context. Psychology in Russia: State of the Art, 12(4), 101–117. https://doi.org/10.11621/pir.2019.0406