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Percepção da Inteligência Artificial por Estudantes Superdotados na Turquia

O estudo em questão investiga a percepção de estudantes superdotados sobre a IA, destacando suas perspectivas, preocupações e expectativas quanto ao papel dessa tecnologia no contexto educacional.

por Redação CPAH

Introdução

A crescente inserção da inteligência artificial (IA) na sociedade tem impactado diversos setores, incluindo educação, saúde e mercado de trabalho. O estudo em questão investiga a percepção de estudantes superdotados sobre a IA, destacando suas perspectivas, preocupações e expectativas quanto ao papel dessa tecnologia no contexto educacional.

Métodos

Foi conduzido um estudo qualitativo de caso com 25 estudantes do Selçuklu Science and Art Center, Turquia, durante o ano letivo de 2023-2024. Os participantes foram selecionados por amostragem por afinidade. A coleta de dados envolveu entrevistas semiestruturadas e formulários metafóricos, analisados por meio de análise de conteúdo. O coeficiente de concordância entre avaliadores (Cohen’s kappa) variou entre 0,70 e 0,78, indicando concordância substancial.

Resultados e Discussão

Os estudantes superdotados frequentemente associaram a IA a aspectos humanos, enfatizando sua semelhança com o cérebro humano e suas capacidades cognitivas. Entre as principais preocupações destacadas, incluem-se a perda de controle sobre a tecnologia, riscos de uso mal-intencionado e impacto no comportamento humano, como aumento da preguiça e redução da motivação para aprendizado. No entanto, também reconheceram benefícios potenciais, como facilitação do acesso à informação, personalização do ensino e otimização de processos educacionais.

Os participantes expressaram opiniões divergentes sobre o futuro das escolas em um ambiente educacional mediado por IA. Enquanto alguns acreditam que a IA tornará a escola obsoleta devido à ampliação do aprendizado digital autônomo, outros enfatizam a importância da interação social e do papel dos professores na mediação do conhecimento.

Conclusão

A percepção dos estudantes superdotados sobre a IA reflete uma visão dualista, contemplando tanto suas potencialidades quanto seus riscos. A pesquisa reforça a necessidade de programas educacionais que ensinem o uso ético e responsável da IA, garantindo que a tecnologia seja uma ferramenta complementar e não um substituto da educação formal.

Referência:

GÖRGÜLÜ, D.; TÖRÜN, E. A case study on the perception of artificial intelligence by gifted students in Turkey. Journal of Digital Educational Technology, v. 5, n. 1, p. ep2502, 2025. DOI: 10.30935/jdet/15809.

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