Início Coluna Rosácea: dermatologista explica sintomas e tratamento da doença

Rosácea: dermatologista explica sintomas e tratamento da doença

por Redação CPAH

Por Dr. Gustavo Martins

Você já ouviu falar na doença dermatológica que deixa ele com um “blush” natural? Muito mais do que isso, a rosácea é uma doença crônica muito comum no Brasil. Ela afeta a pele e é importante que o problema seja identificado o quanto antes para fazer com que ele seja tratado e controlado.

Conforme o médico dermatologista Gustavo Martins, dependendo de sua forma, a rosácea pode ser caracterizada por um vermelhão da pele, sensação de calor mais ameno ou ondas intensas de calor, além isso, pode ocorrer um aumento dos pequenos vasos no local afetado.

Um outro detalhe revelado pelo dermatologista, é que a rosácea não atinge apenas a face, embora seja o lugar mais comum. “Outras áreas podem ser acometidas, como o V do decote ou manifestação nos olhos”, contou.

Ainda segundo Gustavo, a doença acomete em maioria os adultos jovens. Um outro detalhe é que as mulheres são mais suscetíveis a desenvolver a doença do que os homens.

O tratamento está intimamente atrelado à forma clínica da rosácea. Em casos mais brandos, rotinas de tratamento para a pele, com produtos de skincare, já é um bom protocolo. Já outros pacientes vão precisar dos chamados tratamentos sistêmicos, que envolvem remédios via oral.

 
Sobre Dr. Gustavo

Dr. Gustavo Martins é médico graduado pela Universidade Federal de Santa Maria-RS. É dermatologista e cirurgião dermatológico com títulação pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira. Há 12 anos atua na área de tricologia e transplante capilar, sendo um dos primeiros brasileiros a realizar a técnica FUE, na qual são retirados unidades foliculares. Possui mais de mil pacientes operados, com vasta experiência no ramo. Palestrou nos maiores congressos nacionais e internacionais sobre transplante capilar e tricologia. Possui dezenas de artigos científicos publicados em revistas renomadas.

Alguns destaques

Deixe um comentário

12 − 11 =

Translate »