Início ColunaCardiologia Controle do Colesterol: Saiba como cuidar da sua saúde cardiovascular

Controle do Colesterol: Saiba como cuidar da sua saúde cardiovascular

por Redação CPAH

Por Dr. Roberto Yano

No mês de agosto, é celebrado o Dia Nacional de Controle do Colesterol, uma data importante para conscientizar a população sobre os riscos do colesterol alto e promover medidas para cuidar da saúde cardiovascular e melhora da qualidade de vida.

O que é colesterol?

O colesterol é um lipídio presente nas células do nosso corpo que desempenha funções vitais, como a formação da membrana celular, síntese de hormônios e produção de vitamina D. Ele é transportado por lipoproteínas, sendo os principais o LDL (lipoproteína de baixa densidade) e o HDL (lipoproteína de alta densidade).

O LDL é comumente conhecido como “colesterol ruim”, pois em excesso pode se depositar nas artérias, levando à formação de placas de ateroma e obstrução do fluxo sanguíneo. Por outro lado, o HDL é considerado o “colesterol bom”, uma vez que ajuda a remover o excesso de colesterol das artérias.

Vilão ou mocinho? O papel do colesterol no organismo

De acordo com o médico cardiologista Dr. Roberto Yano, o colesterol é importante para o bom funcionamento do organismo, no entanto, quando em excesso pode gerar diversas doenças.

Apesar de normalmente existir uma associação negativa do colesterol com a saúde, ele é fundamental para diversas funções orgânicas, no entanto, o problema surge quando há desequilíbrio nos níveis de LDL, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares”.

Fatores como a dieta rica em gorduras saturadas e trans, sedentarismo, obesidade e histórico familiar contribuem para o aumento do colesterol ruim. Por outro lado, a prática regular de exercício físico, uma alimentação balanceada e a não utilização de tabaco são fundamentais para manter níveis saudáveis de colesterol” Alerta Dr. Roberto Yano.

Como evitar o colesterol alto?

Para prevenir o colesterol alto e proteger a saúde cardiovascular, é essencial adotar hábitos saudáveis como manter uma dieta equilibrada, com redução do consumo de gorduras saturadas e trans, priorizando alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Além disso, a prática de atividade física regular é essencial para o controle do colesterol e a manutenção do peso corporal adequado”.

É fundamental também realizar exames periódicos para monitorar os níveis de colesterol no sangue, especialmente para pessoas com histórico familiar de problemas cardiovasculares. Caso os níveis estejam elevados, o médico poderá prescrever medicamentos específicos para ajudar no controle” Explica Dr. Roberto Yano.

Sobre Dr. Roberto Yano

Dr. Roberto Yano é médico cardiologista e especialista em Estimulação Cardíaca Artificial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e AMB. Atualmente suas redes sociais, que traz a #amigosdocoracao, contam com um número expressivo de seguidores. São mais de 2 milhões engajados e distribuídos nos canais do Facebook, Youtube e Instagram.

Alguns destaques

Deixe um comentário

três + seis =

Translate »