Início Coluna Yoga: Um poderoso aliado contra a Síndrome de Burnout

Yoga: Um poderoso aliado contra a Síndrome de Burnout

por Redação CPAH

Por Ravi Kaiut

A síndrome de burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é uma condição cada vez mais comum, ela é caracterizada por um estado de exaustão física, emocional e mental causado pelo excesso de trabalho e atividades laborais estressantes, mas apesar de ser uma doença considerada relativamente atual, uma das técnicas usadas para preveni-la e tratá-la é uma abordagem milenar, o Yoga.

O yoga é uma prática ancestral originária da Índia antiga, que combina exercícios físicos, técnicas de respiração e meditação, seus benefícios para a saúde mental e emocional são amplamente reconhecidos, e cada vez mais estudos científicos têm comprovado sua eficácia no combate ao estresse e ao esgotamento.

Um dos principais aspectos que possibilita a prevenção e tratamento da Síndrome de Burnout com o apoio de técnicas de yoga é a sua capacidade de promover uma melhor consciência mental e corporal, como explica o professor de yoga, Ravi Kaiut.

“O Yoga possibilita explorar a conexão corpo-mente de uma forma única, permitindo desenvolver uma consciência corporal para identificar o estresse negativo e a tensão excessiva, e uma consciência mental, para identificar a exaustão e pressão, assim é possível traçar mais fortemente seus limites e evitar ultrapassá-los, sempre buscando mais resiliência sobre eles”.

“Além disso, ele ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse negativo e tornar os intervalos entre turnos de trabalho mais relaxantes e promover um real descanso, ajudando a reduzir os sintomas do Burnout” Explica Ravi Kaiut.

Referência: Yoga para Manejo e Redução da Síndrome de Burnout em Profissionais de Saúde. – Revista Brasileira de Terapias e Saúde (revistadeterapiasesaude.org)

Sobre Ravi Kaiut
Ravi Kaiut foi diagnosticado aos 4 anos com Síndrome de Legg Perthes, doença genética que destrói o quadril e causa grandes dores, como parte do tratamento passou a praticar Yoga, se apaixonou e decidiu que deveria compartilhar seu conhecimento com o mundo.

Campeão brasileiro de fisiculturismo e 10º melhor do mundo, pelo Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness, da Federação IFBB. Ensina atualmente na unidade principal do Kaiut Yoga  em Curitiba.

Alguns destaques

Deixe um comentário

oito − 6 =

Translate »