Início Coluna DNA Mitocondrial: Os genes que só as mães transmitem aos filhos

DNA Mitocondrial: Os genes que só as mães transmitem aos filhos

por Redação CPAH

Por Susana Massarani

Um dos aspectos mais fascinantes da genética é a transmissão de características dos pais para os filhos, enquanto diversos aspectos genéticos são transmitidos por ambos os pais,  existe um tipo especial de DNA que é passado exclusivamente pelas mães para os filhos: O DNA mitocondrial.

O que é o DNA mitocondrial?

As mitocôndrias são pequenas organelas encontradas dentro das células eucarióticas responsáveis pela produção de energia e várias outras funções de suma importância para as células, elas têm seu próprio conjunto de material genético, chamado DNA mitocondrial (mtDNA), que é distinto do DNA encontrado no núcleo das células.

Ao contrário do DNA nuclear, que é herdado de ambos os pais, o DNA mitocondrial é transmitido exclusivamente pela mãe, isso ocorre porque, durante a fertilização, o espermatozóide, que contém seu próprio conjunto de mitocôndrias, raramente contribui com sua carga genética mitocondrial para o embrião em desenvolvimento.

Assim, o mtDNA passado de geração em geração é derivado exclusivamente das mitocôndrias presentes no óvulo.

Qual a sua importância para o nosso organismo?

De acordo com a geneticista e bióloga molecular, Susana Massarani, o DNA mitocondrial transmitido pelas mães é fundamental para o bom funcionamento de todo nosso organismo.

As mitocôndrias, além de serem a usina de energia das nossas células, também participam do mecanismo de morte celular programada (apoptose), armazenamento de cálcio que tem inúmeras funções no corpo, termogênese é crucial para o metabolismo.

“O DNA mitocondrial desempenha importantes funções no nosso corpo, além de benefícios de pesquisa, como identificação da linhagem de um indivíduo, ele também é fundamental para o funcionamento adequado de todo o organismos e alterações no seu material pode levar a doenças muito graves como erros inatos do metabolismo, por exemplo”.

“Além disso, o estudo do mtDNA pode ajudar a diagnosticar preventivamente algumas doenças causadas por distúrbios mitocondriais, direcionando melhor o tratamento e aconselhamento genético dos pacientes e seus familiares” Explica Susana Massarani.

Sobre Susana Massarani

Susana Massarani é geneticista, bióloga molecular e microbiologista, atua na primeira clínica digital do Brasil, Clínica DNA Massarani, Membro Científico e Palestrante do Instituto de Nutrição Cérebro Coração INCCOR-RJ e pós-graduada em prescrição clínica com foco em Nutrigenética e Nutrigenômica.

Alguns destaques

Deixe um comentário

dezesseis − treze =

Translate »