Início ColunaCardiologia Sedentarismo: Cardiologista explica como a falta de atividade física pode afetar o seu coração

Sedentarismo: Cardiologista explica como a falta de atividade física pode afetar o seu coração

por Redação CPAH

Por Dr. Roberto Yano

O sedentarismo é um dos principais problemas da sociedade moderna e afeta todo o mundo, mas o brasil tem se destacado pelo grande percentual da população classificada como sedentária, segundo levantamento feito pelo IBGE, 47% dos brasileiros são sedentários, além disso, o país é classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o quinto país mais do mundo e o primeiro da América Latina.

Os riscos do sedentarismo para o coração

Ser sedentário causa uma série de problemas de saúde, como aumento do estresse, ansiedade, diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares, a falta de exercício físico pode trazer diversos impactos negativos, especialmente ao coração. É o que alerta o cardiologista Dr. Roberto Yano, que ressalta a importância de se manter ativo para cuidar da saúde cardiovascular.

“A falta de movimentação do corpo é persistentemente apontada pela ciência como um dos principais causadores de comprometimento cardiovascular, o que pode levar ao aceleramento do processo de aterosclerose, e assim, aumentando as chances de se ter um infarto ou um derrame cerebral. Além disso, a falta de atividade física também está relacionada à redução da capacidade do coração de bombear sangue e levar oxigênio e nutrientes para o corpo, o que pode gerar fadiga, cansaço e até mesmo falta de ar em atividades simples do dia a dia”. Explica.

Como prevenir problemas no coração ligados ao sedentarismo?

“É importante lembrar que não é preciso praticar exercícios intensos e cansativos para obter benefícios à saúde, o importante é manter o corpo em movimento, com atividades adequadas ao seu perfil e capacidade física, segundo a OMS, 150 minutos de exercícios por semana já é o suficiente para deixar de ser sedentário” Explica Dr. Roberto Yano.

“Para quem não tem nenhum hábito é importante começar aos poucos e aumentar a intensidade conforme o tempo, mas também é importante realizar exames para entender como está a saúde do seu coração e como ele foi impactado pelo sedentarismo para identificar possíveis problemas de forma precoce” Alerta.

Sobre Dr. Roberto Yano

Dr. Roberto Yano é médico cardiologista e especialista em Estimulação Cardíaca Artificial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e AMB. Atualmente suas redes sociais, que traz a #amigosdocoracao, contam com um número expressivo de seguidores. São mais de 2 milhões engajados e distribuídos nos canais do Facebook, Youtube e Instagram.

Alguns destaques

Deixe um comentário

5 × 4 =

Translate »