Início Coluna Exercício físico pós-bariátrica ajuda cérebro a “reaprender” hábitos alimentares

Exercício físico pós-bariátrica ajuda cérebro a “reaprender” hábitos alimentares

por Redação CPAH

Por Dr. Fabio Rodrigues

De acordo com um estudo realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) e publicado no International Journal of Obesity, o exercício físico após cirurgias bariátricas ajudam o cérebro a modular hábitos alimentares.

O estudo indica que a prática de atividades físicas repercute positivamente em áreas do cérebro afetadas pela obesidade e permite uma melhor regulação de apetite e saciedade.

De acordo com o cirurgião especializado em cirurgia bariátrica, Dr. Fabio Rodrigues, os cuidados pós-bariátrica, incluindo a prática de atividades físicas é fundamental para a recuperação completa e reeducação.

A cirurgia bariátrica é uma das mais importantes ferramentas no combate à obesidade, mas ela não age sozinha, é preciso modificar hábitos para manter os bons resultados, isso envolve a prática de exercícios físicos”.

Segundo o novo estudo, o exercício físico na pós-bariátrica ajuda o cérebro a ‘voltar a ser o mesmo de antes’ e ter uma maior facilidade para controle de apetite e manutenção de novos e mais saudáveis hábitos alimentares, reforçando o que sempre foi indicado como fundamental após a cirurgia”. Explica.

Muitos pacientes e até mesmo profissionais tratam a cirurgia bariátrica como o fim da jornada contra a obesidade, mas apesar de ser um fator importante, ele deve ser amparado por uma abordagem multidisciplinar pensada para gerar benefícios duradouros e resultado efetivos para o paciente”. Afirma o Dr. Fabio Rodrigues.

Sobre Dr. Fabio Rodrigues

Doutor Fábio Rodrigues é graduado em Medicina desde 2003, com especialização em cirurgia geral e bariátrica, além de pós-graduação em cirurgia minimamente invasiva. Atua como cirurgião da obesidade e das doenças metabólicas desde 2015 e já acumula mais de 1.500 cirurgias realizadas. Atualmente, além das cirurgias bariátricas, vem concentrando também seu foco na performance dos pacientes após a cirurgia.

Alguns destaques

Deixe um comentário

5 × um =

Translate »