Início ColunaCardiologia Estudo revela que yoga pode ajudar pacientes hipertensos no controle da pressão arterial

Estudo revela que yoga pode ajudar pacientes hipertensos no controle da pressão arterial

por Redação CPAH

Por Francisco Kaiut

Você sabia que o yoga vai muito além do relaxamento? Um estudo clínico conduzido com 60 pacientes hipertensos demonstrou que a yoga pode ser uma aliada eficaz para quem tem problemas cardiovasculares.

Segundo o o professor de Yoga, quiroprata e terapeuta natural, Francisco Kaiut,  a pesquisa canadense comparou dois grupos de voluntários e constatou uma melhora significativa na frequência cardíaca e na pressão arterial em repouso dos que fizeram ioga em vez de alongamento antes de outros exercícios.

O projeto foi realizado durante três meses e, nesse período, os participantes foram submetidos a rotinas físicas cinco vezes por semana. Os treinos diários consistiam em 15 minutos de ioga para o grupo um e o mesmo tempo de alongamento para o grupo dois, com uma sequência de 30 minutos de atividades aeróbicas iguais para as duas turmas.

Os resultados confirmaram que, apesar de similares, alongamento e ioga têm diferenças importantes. As evidências sustentam inclusive que esta última, devido a sua variedade e intensidade, pode ser igual ou superior em benefícios cardiovasculares ao próprio exercício aeróbico. No entanto, ressaltam que mais pesquisas são necessárias antes que a ioga possa ser adicionada às diretrizes de reabilitação cardíaca.

Os dados foram publicados no Jornal Canadense de Cardiologia de 2022. O artigo recebeu o título “Impact of Yoga on Global Cardiovascular Risk as an Add-On to a Regular Exercise Regimen in Patients With Hypertension” (Impacto da ioga no risco cardiovascular como complemento de um regime regular de exercícios em pacientes com hipertensão, em português).

“O bem-estar ajuda a reduzir os níveis de ansiedade. O yoga nos ensina a conhecer nossos corpos, a ouvi-lo e até a respirar da forma correta. Além disso, a postura corporal também impacta na forma como a oxigenação chega no cérebro e em diversas funcionalidades cerebrais responsáveis pela liberação de substâncias que causam prazer e bem-estar”, disse.

Sobre Kaiut Yoga – Método Kaiut

O Método Kaiut adapta a prática milenar do yoga às necessidades da vida humana moderna. As posições funcionam como sistemas complexos de alavancagem, operando biomecanicamente. Cada posição corresponde a uma necessidade do corpo, tendo efeito em uma ou várias articulações ao mesmo tempo.

Com prática constante nas escolas físicas e online, o método já comprovou seu vasto potencial terapêutico, aliviando dores crônicas que outrora pareciam não ter solução, diminuindo crises de ansiedade, estresse e esgotamento, recuperando mobilidade após cirurgias evasivas ou doenças e uma série de outros sintomas.

Diferente dos métodos mais tradicionais que buscam posições únicas e perfeitas, o Método Kaiut busca entender a necessidade de cada aluno e adaptar as posições para que tragam alívio e resultado a todos.

“Amo muito! Minha coluna nunca mais incomodou! Trabalho sério e competente. Recomendo!” Solange T, aluna da Kaiut Yoga.

“Viciante. Não vivo mais sem! Adeus braços travados e dores posturais. E durmo muito bem após a aula. Minha mãe de 87 anos é minha companheira.” – Gilda B, aluna da Kaiut Yoga

Alguns destaques

Deixe um comentário

4 + 11 =

Translate »