Pesquisadores analisaram as mudanças nas pontuações de inteligência de crianças no período de 2016 a 2021, identificando tendências preocupantes de declínio nos índices de inteligência geral, verbal e visual. O estudo, conduzido por Bilge Bal-Sezerel, N. Nazlı Ateşgöz e Nilgün Kirişçi, investigou os efeitos do fenômeno Flynn e anti-Flynn, que abordam, respectivamente, o aumento e o declínio nas pontuações de testes de QI ao longo do tempo.
Razão e Metodologia
O objetivo principal foi examinar as pontuações de inteligência de 2.192 alunos da primeira série em três escolas na Turquia. As avaliações foram realizadas anualmente com a escala de inteligência Anadolu-Sak (ASIS), que mede QI geral, verbal e não verbal. A coleta de dados ocorreu entre 2016 e 2021, com exceção de 2020, devido às restrições impostas pela pandemia.
Principais Achados
Os resultados revelaram um declínio consistente nas pontuações de QI ao longo dos anos:
- O QI geral caiu de uma média de 103,67 em 2016 para 97,67 em 2021.
- O QI verbal caiu de 103,64 (2017) para 99,20 (2021).
- O QI visual sofreu a maior queda, de 103,91 (2016) para 97,19 (2021).
As maiores reduções ocorreram entre 2020 e 2021, período associado ao impacto da pandemia de COVID-19.
Impacto da Pandemia
A interrupção do ensino presencial, o isolamento social e a rápida transição para o ensino remoto são apontados como principais fatores para o declínio. Estudos anteriores confirmam que a pandemia afetou o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças, com aumento de ansiedade, redução de motivação e dificuldade de adaptação ao novo formato educacional.
Conclusões
Os resultados do estudo corroboram o efeito anti-Flynn e destacam como mudanças ambientais, como uma pandemia global, podem impactar profundamente o desenvolvimento cognitivo de crianças. Além disso, os dados indicam que meninas sofreram um impacto maior do que meninos, possivelmente devido a diferenças na percepção e resposta emocional à pandemia.
Referência
Bal-Sezerel, B., Ateşgöz, N. N., & Kirişçi, N. (2023). Intelligence Differences across Years: A Trend Analysis. Journal of Theoretical Educational Science, 16(1), 107-126. DOI:10.30831/akukeg.1099061