Início Coluna Cirurgia ortognática: Especialista dá dicas para acelerar a recuperação

Cirurgia ortognática: Especialista dá dicas para acelerar a recuperação

por Redação CPAH

Por Marcelo Galindo

A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo corrigir deformidades na estrutura óssea da face, especialmente nos ossos da mandíbula e maxila, a técnica é utilizada em casos em que o paciente apresenta dificuldades para mastigar, falar ou respirar, além de problemas estéticos.

Um dos pontos que muitos pacientes temem acerca da cirurgia é a sua recuperação, que pode durar de 6 a 12 meses, no entanto, além da complexidade do procedimento, existem cuidados que podem ajudar a tornar esse período bem mais tranquilo, como explica o cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Marcelo Galindo.

O período de recuperação da cirurgia ortognática normalmente é bastante calmo e demanda basicamente repouso e a ingestão dos medicamentos informados pelo médico para evitar dores, o paciente volta para casa cerca de dois dias após a cirurgia”.

Geralmente existem alguns cuidados indicados para acelerar o período de recuperação, como evitar realizar grandes esforços, optar por uma dieta líquida ou pastosa sob recomendação médica, evitar exposição ao sol, manter repouso absoluto e escovar os dentes com cuidado, dessa forma o período de recuperação será tranquilo e sem grandes complicações” Explica Dr. Marcelo Galindo.

Além disso, seguindo a liberação do seu médico, é importante a realização de fisioterapia pouco tempo após a cirurgia para evitar dores, inchaço e auxiliar na movimentação articular da mandíbula e facilitar a mastigação e deglutição.

Sobre Marcelo Galindo

Galindo é um Cirurgião Bucomaxilofacial graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Fluminense (UFF), com Residência Médica no Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Fellowship em cirurgia Ortognática pela Universidade de Oklahoma-EUA. Hoje tem atuação mais forte no Rio de Janeiro e em Niterói/RJ.

Alguns destaques

Deixe um comentário

19 − 15 =

Translate »