Início Coluna Células-tronco: Entenda mais sobre o tratamento que pode curar doenças ósseas

Células-tronco: Entenda mais sobre o tratamento que pode curar doenças ósseas

De acordo com o Médico Ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho em alguns casos é possível alcançar a remissão total de algumas condições

por Redação CPAH

Por Dr. Luiz Felipe Carvalho

As células-tronco têm sido objeto de intensa investigação científica. Os estudos sobre essas células trouxeram avanços significativos em sua compreensão e aplicação médica, fazendo com que atualmente elas se tornassem uma poderosa ferramenta no tratamento de doenças do sistema músculo esquelético, como a artrose do joelho, quadril e outras articulações.  Com comprovada evidência científica. 

O que são as células tronco?

As células-tronco são células indiferenciadas, com capacidade de se auto renovarem e se diferenciarem em diferentes tipos de células. Elas podem ser encontradas em diversos tecidos e órgãos do corpo humano, como medula óssea, gordura e tecidos embrionários. 

Elas têm grande importância na regeneração e reparo de tecidos danificados ou lesados, pois podem se transformar em células específicas, como células do sangue, músculos, ossos e nervos. Além disso, são utilizadas em pesquisas e terapias regenerativas, com potencial para tratar uma ampla gama de doenças e condições médicas acelerando a cicatrização das lesões e diminuindo muito as dores provenientes destas lesões. 

Como funciona o tratamento com células tronco?

De acordo com o Médico Ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho, as infiltrações com células-tronco podem, em alguns casos, evitar cirurgias e uso de próteses quando bem indicadas.

As células-tronco são coletadas do próprio paciente, Em seguida, elas são injetadas diretamente na área afetada pela lesão no tecido danificado. Uma vez no local, as células-tronco começam a se diferenciar em células próprias do local que elas foram injetadas, por exemplo quando colocadas dentro das articulações têm o poder de se diferenciar em condrócitos que são as células da cartilagem, e quando injetadas dentro do osso podem se transformar em osteoblastos que são células responsáveis pela formação do osso, auxiliando na regeneração e reparo acelerado do tecido afetado”.

O tratamento com células tronco tem se tornado uma das principais alternativas para doenças ósseas, pois permite a recuperação do tecido danificado, a depender da progressão da doença pode, inclusive, causar a remissão total da condição” Explica Dr. Luiz Felipe Carvalho.

Sobre o Dr. Luiz Felipe Carvalho

Dr. Luiz Felipe Carvalho é ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa. Já tratou grandes atletas como o jogador de futebol Rodrigo Dourado e o Ferreirinha do Grêmio. Além do tenista Argentino naturalizado Uruguaio Pablo Cuevas que faz tratamento com célula tronco desde 2017 melhorando muito sua performance avançando no ranking desde então.

Alguns destaques

Deixe um comentário

3 × 5 =

Translate »