Início Coluna 5 hábitos comuns que prejudicam a sua coluna vertebral

5 hábitos comuns que prejudicam a sua coluna vertebral

Existem hábitos bastante comuns que a maioria das pessoas não faz ideia que sejam perigosos para a sua coluna, afirma o ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho

por Redação CPAH

Por Dr. Luiz Felipe Carvalho

A coluna vertebral é uma estrutura fundamental para o nosso corpo, sendo responsável por fornecer suporte e proteção à medula espinhal, por isso, mantê-la saudável é essencial, no entanto, muitos hábitos comuns do dia a dia podem comprometer a saúde da sua coluna e levar a diversos problemas.

De acordo com o Dr Luiz Felipe, manter uma má postura sentado é algo que todos têm consciência de que faz mal à saúde da coluna, mas existem outros hábitos que muitos acreditam serem inofensivos e, por isso, continua fazendo, o que é muito mais perigoso.

5 hábitos comuns que podem prejudicar a sua coluna vertebral:

1. Dirigir por longos períodos: “Permanecer sentado em uma posição estática com uma aparelho motor causando trepidação por um tempo prolongado pode exercer pressão excessiva sobre os discos intervertebrais e causar dores nas costas, para minimizar esse problema, faça pausas regulares durante viagens longas, estique-se e faça alguns exercícios de alongamento” Explica Dr. Luiz Felipe.

2. Uso excessivo de salto alto: O uso frequente de sapatos de salto alto pode alterar a curvatura natural da coluna, colocando pressão adicional sobre as articulações e os discos, dê sempre preferência a sapatos mais confortáveis e com saltos mais baixos para reduzir o impacto na coluna” principalmente pensando a longo prazo, pois muitas vezes o impacto não se dará imediatamente, mas sim ao longo do tempo” Indica.

3. Bolsas e mochilas pesadas: “Carregar bolsas ou mochilas pesadas em um ombro só pode causar desequilíbrio e tensão nos músculos das costas. Opte por distribuir o peso igualmente entre os dois ombros ou utilize mochilas com alças largas e acolchoadas para melhor suporte, ou mais inteligente ainda é carregar a mochila sobre rodas sem pressão para a coluna”.

4. Dormir na rede: “Embora seja relaxante, dormir em uma rede pode levar a uma postura inadequada da coluna durante o sono, causando desconforto e dores nas costas, está longe de ser proibido, mas deve ser um hábito a se ter moderação, especialmente para pessoas com condições anteriores” Explica Dr. Luiz Felipe.

5. Mau uso do celular: Passar longos períodos curvado sobre o celular ou tablet pode resultar em má postura e sobrecarga na coluna cervical em especial para crianças e adolescentes, mantenha a tela do dispositivo ao nível dos olhos e faça pausas frequentes para alongar o pescoço e as costas”.

BÔNUS: Cruzar as pernas: Cruzar as pernas é um hábito absolutamente natural para muitos, mas se mantido por longos períodos pode afetar o alinhamento da coluna, causando tensão e desequilíbrio muscular, por isso, evite essa posição e procure manter os pés apoiados no chão ou em um suporte adequado para manter a postura correta” Afirmar Dr. Luiz Felipe Carvalho.

Sobre o Dr. Luiz Felipe Carvalho

Dr. Luiz Felipe Carvalho é ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa. Já tratou grandes atletas como o jogador de futebol Rodrigo Dourado e o Ferreirinha do Grêmio. Além do tenista Argentino naturalizado Uruguaio Pablo Cuevas que faz tratamento com célula tronco desde 2017 melhorando muito sua performance avançando no ranking desde então.

O Gaúcho possui um profundo conhecimento sobre os modernos procedimentos cirúrgicos da coluna vertebral e também trabalha com técnicas minimamente invasivas. É diplomado pela Academia Americana de Medicina Regenerativa (AABRM), e pelo grupo Latino Americano ORTHOREGEN. Atualmente está estruturando o serviço de Medicina Regenerativa na Cidade de São Paulo para tratamentos de Artrose e de dores crônicas osteomusculares.

Alguns destaques

Deixe um comentário

1 × 3 =

Translate »