Início Coluna 5 dicas de um especialista para prevenir dores nas articulações

5 dicas de um especialista para prevenir dores nas articulações

A dor tem tanto aspectos físicos quanto mentais, destaca o ortopedista especialista em tratamentos de dor, Dr. Luiz Felipe Carvalho

por Redação CPAH

Por Dr. Luiz Felipe Carvalho.

A dor, especialmente nas articulações, afeta significativamente a qualidade de vida do seu portador, limitando atividades diárias, afetando a mobilidade, sono e aspectos emocionais. Dores articulares, como artrite, restringem movimentos, gerando desconforto constante e interferindo nas tarefas cotidianas. 

A limitação funcional reduz a independência e o desempenho, causando ansiedade e isolamento social. O tratamento adequado, incluindo exercícios, medicação e terapias, é essencial para aliviar dores. No entanto, a prevenção ainda é um dos principais cuidados para manter a saúde diante de condições que causam dor, afirma o médico ortopedista e especialista em tratamentos de dor, Dr. Luiz Felipe Carvalho.

A prevenção das dores nas articulações é fundamental para preservar a saúde e qualidade de vida e, mesmo que haja predisposição ou condições anteriores, os cuidados preventivos têm um grande impacto positivo”.

Como surge a dor?

A dor pode surgir de inúmeros fatores, mas ela sempre está ligada a aspectos físicos, lesões, doenças ou outras condições, e mentais, a percepção da dor. Ambos podem ser modulados pelos tratamentos disponíveis ou prevenidos com alguns cuidados específicos”, destaca Dr. Luiz Felipe Carvalho.

5 dicas para prevenir dores nas articulações

01 – Exercícios físicos regulares: “Pratique atividades físicas de baixo impacto para fortalecer músculos da região das articulações, como natação ou caminhadas,isso ajuda a fornecer um maior suporte a local”.

02 – Boa postura: Ao sentar, levantar ou carregar pesos, busque manter uma postura adequada para reduzir a pressão nas articulações, especialmente da coluna e joelhos”, afirma Dr. Luiz Felipe.

03 – Evite movimentos repetitivos: “Movimentos repetitivos, como digitar, costurar, escrever, etc., pode gerar lesões, por isso, faça pausas e alterne atividades para evitar o desgaste excessivo das articulações“.

04 – Proteção em atividades físicas: “Use equipamentos de proteção, como joelheiras ou cotoveleiras, ao praticar esportes que possam causar impacto nas articulações”.

05 – Consulte um profissional: “Realizar um bom acompanhamento e check-ups periódicos, principalmente quando possui condições preexistentes, permite tratar as dores desde o princípio e evitar que elas evoluam”, destaca Dr. Luiz Felipe Carvalho.

Sobre o Dr. Luiz Felipe Carvalho

Dr. Luiz Felipe Carvalho é ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa. Já tratou grandes atletas como o jogador de futebol Rodrigo Dourado e o Ferreirinha do Grêmio. Além do tenista Argentino naturalizado Uruguaio Pablo Cuevas que faz tratamento com célula tronco desde 2017 melhorando muito sua performance avançando no ranking desde então.

Alguns destaques

Deixe um comentário

dezessete − sete =

Translate »