Início Coluna Será que a sua dor é realmente no quadril? Especialista esclarece os sinais e sintomas

Será que a sua dor é realmente no quadril? Especialista esclarece os sinais e sintomas

David Gusmão, especialista em quadril, explica como identificar a origem de sua dor no quadril ou lombar

por Redação CPAH

Por Dr. David Gusmão

Se você está lidando com desconforto na região da virilha, região lombar ou até mesmo com dor que se irradia para os membros inferiores, como o joelho, pode ser fácil assumir que o problema está no quadril. No entanto, será que essa é realmente a origem da dor? Dr. David Gusmão, especialista em quadril, esclarece os sinais e sintomas de problemas na    região.

De acordo com Gusmão, é comum que as pessoas associem qualquer dor na região da virilha ou dor nas costas com o quadril, mas nem sempre essa é a causa raiz do problema. “A dor no quadril geralmente está localizada na região inguinal, onde o tronco se une à coxa, e pode se manifestar como uma sensação de desconforto, rigidez e limitação dos movimentos”, explica o profissional.

No entanto, a dor que se inicia na região lombar e pode irradiar para a parte superior do corpo, como as costas, e até mesmo para os membros inferiores, como o joelho, pode ter diferentes origens. O Dr. Gusmão ressalta a importância de uma avaliação completa para determinar a causa exata da dor. “É fundamental realizar uma avaliação médica minuciosa para identificar a fonte real da dor. Dependendo dos sintomas apresentados, pode ser necessário consultar outros especialistas, como fisioterapeutas, neurologistas ou até mesmo médicos especializados em determinadas regiões”, destaca o especialista.

Ao procurar o diagnóstico, o paciente pode receber o tratamento adequado e direcionado para a sua condição específica. Isso é fundamental para garantir um alívio eficaz da dor e promover a recuperação adequada. O Dr. David enfatiza que, embora a dor no quadril seja comum, é essencial considerar outras possíveis causas. “Existem várias estruturas no corpo que podem causar dor referida, ou seja, dor que é percebida em uma região diferente da sua origem. É por isso que há confusão   na  hora  de identificar de onde parte a dor”, explica.

Então, se você está enfrentando dor na região inguinal, nas costas ou até mesmo nos membros inferiores, como o joelho, não assuma imediatamente que o problema está no quadril. Consulte um profissional de saúde qualificado, como um ortopedista ou médico de dor, para uma avaliação adequada.

Sobre Dr. David Gusmão

Formado em Medicina pela PUC-RS, carrega no sangue a paixão e a tradição pela medicina e ortopedia. Membro de uma família com muitos profissionais desta área, cresceu acompanhando os parentes em treinamentos e cirurgias, o que despertou uma grande paixão pela profissão. Acompanhou a primeira cirurgia de um paciente quando tinha 11 anos de idade. Aos 14, já acompanhava o pai em congressos e seminários sobre o assunto. Anos depois, quando era estudante, já auxiliava o pai e os professores em procedimentos cirúrgicos. Após a graduação, fez a residência na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e fez especialização em quadril em Curitiba, na Inglaterra (Oxford e Exeter – no Princess Elizabeth Orthopaedic Centre) e na Itália, (em Bologna – no Instituto Rizzoli). 

Alguns destaques

Deixe um comentário

1 + oito =

Translate »