Início Coluna Musculação: Como o dia a dia na academia pode prejudicar a sua coluna

Musculação: Como o dia a dia na academia pode prejudicar a sua coluna

De acordo com o ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho se feito sem o acompanhamento adequado o levantamento de peso pode causar danos permanentes da coluna vertebral

por Redação CPAH

Por Dr. Luiz Felipe Carvalho

A musculação é um tipo de exercício físico focado no fortalecimento muscular, aumento da resistência e melhora da composição corporal, cada vez mais buscada, a técnica precisa do acompanhamento de um profissional para evitar danos à coluna vertebral.

Uma das bases da musculação é o levantamento de pesos, que pode ser feito nas mais diferentes posturas, o que pode implicar em uma sobrecarga na coluna e prejudicá-la, gerando dores e desvios a longo prazo, caso os movimentos não sejam feitos gradualmente e corretamente.

Segundo o médico ortopedista e traumatologista especialista em cirurgia da coluna vertebral minimamente invasiva e uso de células tronco para o tratamento das dores, Dr. Luiz Felipe Carvalho, usar peso excessivo ou realizar exercícios com a postura inadequada podem gerar danos permanentes à coluna.

Para que um exercício físico seja feito corretamente é necessário uma avaliação médica completa e adequada para cada caso, por exemplo, se você tem histórico familiar de problemas na coluna é mandatório que você procure um especialista para sua orientação e cuidados futuros além do acompanhamento de um profissional da área de educação física que irá indicar o peso ideal a ser utilizado de acordo com a sua estrutura corporal, a postura correta, a forma adequada com que o movimento deve ser realizado, tudo isso ajuda a reduzir impactos na coluna e mantê-la alinhada com uma ótima saúde da sua coluna durante a prática”.

Mas caso a musculação, ou qualquer outro exercício físico, mesmo que não use diretamente o levantamento de pesos, seja feita de forma inadequada os danos à coluna podem ser permanentes gerando problemas como hérnias discais, aumento da  lordose fisiológica causando dores, fadiga, desvios posturais e incapacidade de realizar determinados movimentos podendo causar uma lesão na qual você poderá precisar recorrer a um especialista para o tratamento, contudo a melhor forma de cuidado é a prevenção” Explica Dr. Luiz Felipe Carvalho.

Sobre o Dr. Luiz Felipe Carvalho

Dr. Luiz Felipe Carvalho é ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa. Já tratou grandes atletas como o jogador de futebol Rodrigo Dourado e o Ferreirinha do Grêmio. Além do tenista Argentino naturalizado Uruguaio Pablo Cuevas que faz tratamento com célula tronco desde 2017 melhorando muito sua performance avançando no ranking desde então.

O Gaúcho possui um profundo conhecimento sobre os modernos procedimentos cirúrgicos da coluna vertebral e também trabalha com técnicas minimamente invasivas. É diplomado pela Academia Americana de Medicina Regenerativa (AABRM), e pelo grupo Latino Americano ORTHOREGEN. Atualmente está estruturando o serviço de Medicina Regenerativa na Cidade de São Paulo para tratamentos de Artrose e de dores crônicas osteomusculares.

Alguns destaques

Deixe um comentário

sete + 3 =

Translate »