Início Coluna Doença periodontal é uma das principais causas de perda total de dentes; dentista explica

Doença periodontal é uma das principais causas de perda total de dentes; dentista explica

por Redação CPAH

Por Daniel Nunes

Você já ouviu falar em doença periodontal? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças bucais são apontadas como um grande ponto de atenção para a saúde pública de muitos países. Os dados mostram que estima-se que essas doenças afetem cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo. Dentre os agravos bucais, as doenças periodontais representam grande parte dessa alta prevalência.

Já segundo o Ministério da Saúde, o último Levantamento Nacional de Saúde Bucal mostrou que as doenças periodontais foram uma das principais responsáveis por perdas de dentes em adultos.

O cirurgião-dentista Daniel Nunes informou que a doença periodontal é uma inflamação dos tecidos que suportam os dentes, ocasionada pelo acúmulo duradouro de biofilme dental abaixo da gengiva.

“Nos casos mais leves essa doença apresenta inflamação da gengiva, podendo resultar em sangramento. Já em casos mais complicados, pode provocar a perda dos tecidos de sustentação dos dentes”, disse.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, embora apresente extensões e gravidades variáveis, as doenças periodontais são condições muito comuns na população. Sua forma severa é considerada a sexta condição crônica que mais ocorre no mundo. Nesse ranking, a periodontite severa fica abaixo apenas da cárie não tratada em dentes permanentes (1ª condição), dores de cabeça por tensão (2ª condição), enxaqueca (3ª condição), doenças fúngicas da pele (4ª condição) e outras doenças da pele e região subcutâneas (5ª condição).

Sobre Daniel Nunes

Daniel Nunes é graduado em odontologia pela Universidade Vale do Rio Verde desde 2013. No último ano de graduação ingressou em um curso de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, cirurgias mais complexas, no qual se tornou especialista. Em 2017 se tornou especialista em Implantodontia, Enxertos e Manipulação de tecidos gengivais pela Facsete. Em 2018 concluiu sua especialização de lentes de contato. Já em 2019 encantou-se pela Odontologia Digital que ainda não era muito forte do Brasil e migrou todo seu atendimento para essa Odontologia visando trazer mais tecnologia, conforto, estética e inovação para seus pacientes.

Alguns destaques

Deixe um comentário

16 + 10 =

Translate »