Início Coluna Além da perda de peso: Os impactos da cirurgia bariátrica na saúde e qualidade de vida

Além da perda de peso: Os impactos da cirurgia bariátrica na saúde e qualidade de vida

Cirurgião especialista em cirurgia bariátrica, Dr. Fabio Rodrigues, explica como a cirurgia bariátrica pode melhorar diversos aspectos da vida do paciente

por Redação CPAH

Por Dr. Fabio Rodrigues

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é atualmente um dos problemas mais significativos enfrentados pela sociedade contemporânea. Os dados são alarmantes, revelando que mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo são consideradas obesas, uma das principais técnicas contra o problema é a cirurgia bariátrica, que tem sido cada vez mais realizada.

De acordo com um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o número de cirurgias bariátricas no Brasil apresentou um crescimento de 84,7% nesse tipo de procedimento cirúrgico entre os anos de 2011 e 2018, mesmo com um aumento moderado no percentual de obesos na população brasileira, em 2011, foram registradas 34,6 mil cirurgias bariátricas no país, enquanto em 2018 esse número saltou para 63,9 mil. 

Como é feita a cirurgia bariátrica?

A forma como a cirurgia bariátrica é realizada em cada paciente pode variar de acordo com as especificidades de cada caso, mas a técnica mais comum envolve a redução do tamanho do estômago e o desvio do intestino , limitando a quantidade de alimentos que podem ser consumidos e alterando os hormônios incretínicos,  o que favorece a melhora do metabolismo como um todo.

O procedimento é realizado sob anestesia geral, podendo ser feita  de forma minimamente invasiva ou por meio de cirurgia robótica. A escolha da técnica depende do paciente e do cirurgião.

Os benefícios da cirurgia bariátrica vão além da perda de peso

Apesar da redução de medidas ser o aspecto mais conhecido da cirurgia bariátrica, o cirurgião especialista no procedimento, Dr. Fabio Rodrigues, a perda de peso é um meio e não o fim da cirurgia.

A perda de peso não é o objetivo final de uma cirurgia bariátrica, sua pretensão é melhorar a qualidade de vida do paciente,lhe dar mais autonomia, reduzir e prevenir as doenças associadas à obesidade, tudo isso é obtido através da perda de peso e do acompanhamento multidisciplinar durante todo o processo”.

Prevenção de doenças

Um dos principais impactos da cirurgia bariátrica está relacionado às condições de saúde associadas à obesidade, muitos pacientes relatam melhorias significativas e já há estudo comprovando o poder preventivo da bariátrica para doenças como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, apneia do sono e doenças cardiovasculares”.

A perda de peso resultante da cirurgia bariátrica também pode ajudar a reduzir a necessidade de medicamentos e melhorar o controle dessas condições, proporcionando uma maior qualidade de vida” Explica Dr. Fabio Rodrigues.

Saúde mental

A cirurgia bariátrica também pode ter um impacto positivo na saúde mental dos pacientes, a obesidade muitas vezes está associada a problemas de autoestima, depressão e ansiedade. A perda de peso após a cirurgia e o acompanhamento psicológico contribui para um aumento da confiança e uma melhora no bem-estar mental dopaciente”.

Melhora da mobilidade

Outro benefício importante é a melhora da mobilidade e da capacidade de realizar atividades diárias. A redução do peso corporal alivia a pressão sobre as articulações, tornando mais fácil a realização de exercícios físicos e tarefas cotidianas, isso não só melhora a qualidade de vida, mas também aumenta a autonomia e a independência dos pacientes” Afirma Dr. Fabio Rodrigues.

Sobre Dr. Fabio Rodrigues

Doutor Fábio Rodrigues é graduado em Medicina desde 2003, com especialização em cirurgia geral e bariátrica, além de pós-graduação em cirurgia minimamente invasiva. Atua como cirurgião da obesidade e das doenças metabólicas desde 2015 e já acumula mais de 1.500 cirurgias realizadas. Atualmente, além das cirurgias bariátricas, vem concentrando também seu foco na performance dos pacientes após a cirurgia. 

Alguns destaques

Deixe um comentário

dois × quatro =

Translate »