Início Produções CientíficasModelo Científico Reorganização Empresarial: O papel do neurobusiness

Reorganização Empresarial: O papel do neurobusiness

Nesse contexto, o neurobusiness surge como uma abordagem importante que utiliza conhecimentos da neurociência para direcionar processos, tomar decisões mais assertivas e otimizar estratégias.

por Redação CPAH

Pesquisador: 

Dr. Fabiano de Abreu – O Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA – American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Pesquisador e especialista em Nutrigenética e Genômica. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE – Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society e Triple Nine Society. Autor de mais de 200 artigos científicos e 15 livros.

Introdução

A reorganização periódica de uma empresa desempenha um papel fundamental na manutenção de sua eficiência e sucesso, se tornando algo indispensável para a adaptação da empresa a novos contextos e potencializar seu desempenho. Nesse contexto, o neurobusiness surge como uma abordagem importante que utiliza conhecimentos da neurociência para direcionar processos, tomar decisões mais assertivas e otimizar estratégias.

A aplicação de princípios de neurociência no ambiente empresarial oferece insights valiosos sobre o funcionamento do cérebro humano e seu impacto nas tomadas de decisão, comportamentos e desempenho dos colaboradores. Compreender como o cérebro processa informações, lida com o estresse e reage a estímulos externos pode permitir uma gestão mais eficaz e uma reorganização mais direcionada.

Através do neurobusiness, é possível identificar os pontos fracos da organização, como problemas de comunicação, falta de motivação e resistência a mudanças. Ao compreender as necessidades e motivações dos colaboradores, é possível implementar estratégias que estimulem a produtividade, o engajamento e a satisfação no trabalho.

A reorganização periódica de uma empresa é essencial para manter sua competitividade e eficiência e ao entender o funcionamento do cérebro humano, é possível criar um ambiente de trabalho mais produtivo, motivador e adaptável, impulsionando o sucesso e a retomada do ritmo perdido devido à desorganização.

Atenção setorial no processo de reorganização da empresa

Em um processo de reorganização empresarial, é de suma importância dedicar uma atenção especial a cada setor da empresa. Cada área desempenha um papel único e interconectado na dinâmica organizacional, e qualquer setor que não consiga avançar pode gerar um efeito em cadeia, prejudicando o desempenho de outros setores e os resultados da empresa como um todo.

Nesse contexto, profissionais responsáveis por cada setor devem trazer conhecimentos da neurociência e psicologia para promover resiliência e adaptação necessárias. Compreender como o cérebro e a mente funcionam pode ajudar a identificar os desafios específicos enfrentados por cada setor, assim como as ações necessárias para neutralizar oscilações no ritmo da empresa.

A psicologia organizacional também desempenha um papel crucial no processo de reorganização. Compreender as dinâmicas de grupo, as relações interpessoais e os fatores motivacionais é essencial para promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Ao dedicar atenção especial a cada setor e trazer conhecimentos da neurociência e psicologia, a empresa pode identificar áreas de melhoria, implementar estratégias adequadas e promover um ambiente que estimule o desempenho e a colaboração.

Habilidades cognitivas de um líder durante o processo de reorganização da empresa

Para um processo de reorganização ser assertivo é essencial que ele tenha um bom direcionamento desde o início para trazer bons resultados, no entanto, para isso é fundamental que o líder responsável pela realização do processo tenha algumas importantes habilidades cognitivas.

Capacidades como pensamento crítico, resolução de problemas, tomada de decisões estratégicas e flexibilidade cognitiva permitem ao líder enfrentar os desafios e tomar medidas assertivas. Além disso, estima-se que dentre as características típicas de um bom líder, cerca de 30% provém de fatores genéticos, enquanto 70% advém de experiências práticas.

A capacidade de liderança transformacional, combinada com habilidades cognitivas avançadas, facilita a identificação de oportunidades, a formulação de estratégias eficazes e a adaptação às mudanças. 

O líder cognitivamente habilidoso pode direcionar o processo de reorganização com sucesso, alcançando resultados positivos para a empresa e sua equipe através do uso de técnicas de neurociência comportamental pois, como comprovado cientificamente, as capacidades cognitivas do líder impactam diretamente os resultados da equipe como um todo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

NEURORH:APLICAÇÃOPRÁTICADANEUROCIÊNCIANOEQUILÍBRIOCORPORATIVOEBEM-ESTARDESEUSCOLABORADORES. Ciencia Latina Internacional, [s. l.], 3 jul. 2023. DOI https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i3.6644. Disponível em: https://ciencialatina.org/index.php/cienciala/article/view/6644. Acesso em: 19 jul. 2023.

NEUROLEADERSHIP: TRANSFORMANDO UM INDIVÍDUO DE SERVIDOR EM LÍDER ATRAVÉS DA NEUROCIÊNCIA. Atena Editora, [s. l.], 3 out. 2022. DOI 10.22533/at.ed.4262203103. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/neuroleadership. Acesso em: 19 jul. 2023.

IS leader proactivity enough: Importance of leader competency in shaping team role breadth efficacy and proactive performance. Journal of Vocational Behavior, [s. l.], 2023. DOI https://doi.org/10.1016/j.jvb.2023.103865. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0001879123000258. Acesso em: 19 jul. 2023.

EL neurobusiness y su aplicación como medio para optimizar el negocio. Ciencia Latina Mudidisciplinar, [s. l.], 5 maio 2022. DOI https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v6i3.2293. Disponível em: https://ciencialatina.org/index.php/cienciala/article/view/2325/3428. Acesso em: 19 jul. 2023.

ISSN: 2763-6895

Prefixo DOI: 10.56238/cpahciencia-014

Alguns destaques

Deixe um comentário

18 + 6 =

Translate »