Tríade dos CEM100

por Redação CPAH

Pesquisador(a):  Gustavo Medeiros é formado em Administração pela Faculdade Estácio de Florianópolis e Master em Programação Neurolinguística (PNL), com experiência de 18 anos no comércio varejista, passando pela gestões de marketing, estratégica e comercial. Também é especialista em Psicodinâmica do mundo dos negócios, analista comportamental e com especialização em psicanálise em curso. Hoje atua mais fortemente nas áreas de consultoria e treinamentos, sobretudo em gestão de clínicas do mercado estético, mas também de consultórios odontológicos. 

INTRODUÇÃO GERAL

Direcionar projetos e compreender seus objetivos essenciais é uma das grandes problemáticas das empresas, sejam elas iniciantes ou já estabelecidas. A dificuldade em estabelecer metas claras e alcançar resultados tangíveis muitas vezes resulta da falta de autoconhecimento organizacional e  uma cultura de resultados.

A ausência de uma análise aprofundada da experiência acumulada e da estatística operacional prejudica a capacidade de elaborar planos de ação eficazes. Reorganizar a estrutura corporativa com base em insights estatísticos e aprendizados anteriores é essencial para o desenvolvimento de estratégias mais focadas e alinhadas. 

A falta de uma cultura de resultados, de foco em metas mensuráveis, a falta de responsabilização e a ausência de avaliações objetivas e feedbacks prejudicam uma ação voltada a resultados e metas em uma empresa, o que impacta negativamente o seu crescimento.

INTRODUÇÃO À TRÍADE DOS CEM100

A tríade dos CEM100 é uma esquematização que engloba, organiza, específica e direciona todas as etapas e processos necessários para a organização e alinhamento empresarial para o desenvolvimento de um plano de ação eficaz através de uma anamnese dinâmica para entender os pontos de melhoria e de direcionamento para a formulação de um plano de ação detalhado e orientado para a organização e cultura de resultados.

Ela é formada de três pilares específicos: 

Corpo: Diz respeito à empresa. À organização visual, o ambiente da empresa, ferramentas e tecnologias necessárias para o bom desempenho das atividades.

Espírito: Refere-se a grupos dentro da empresa, sejam eles formados por funcionários ou gestores, visando à organização e alta performance.

Mente: Fala sobre a sintonia, direcionamento e organização da “mente” da empresa, ou seja, os gestores, presidentes e diretores.

CORPO

Um ambiente empresarial físico estrategicamente projetado possui um papel fundamental na promoção da produtividade e alta performance dos colaboradores. A integração de ferramentas que operam de forma implícita, visando à melhoria da resiliência e eficiência no trabalho, é essencial para um trabalho de realinhamento e direcionamento da empresa em busca de resultados. 

Princípios ergonômicos, acústica otimizada e design que favoreça a colaboração e o foco são cruciais para evitar problemas como burnout e trilhar o caminho contrário, da alta produtividade. A harmonização entre ambiente físico e estratégias de estímulo à produtividade impulsiona a criatividade, a comunicação eficaz e a resolução de problemas. 

A criação de um espaço que facilite a adaptação às demandas variáveis do trabalho moderno fortalece a capacidade da equipe de enfrentar desafios com agilidade e perseverança, culminando em resultados mais sólidos e uma cultura organizacional mais robusta.

ESPÍRITO

Para ter um funcionamento mais otimizado é fundamental que as empresas invistam em subdivisões assertivas que trabalhem de forma colaborativa, no entanto, com a formação destes grupos, sejam eles de colaboradores ou gestores, é fundamental que estratégias sejam formuladas para reger a atuação e interação destes grupos dentro da organização.

Esse planejamento auxilia na alta performance geral da empresa no direcionamento que já foi alinhado como forma de potencializar resultados e garantir que os grupos dentro da empresa atuem de forma adequada de acordo com o plano de ação.

MENTE

O alinhamento entre gestores, diretores e chefes também é um fator imprescindível para o sucesso do planejamento organizacional. Quando a alta cúpula da empresa age em conformidade com o plano de ação estabelecido, ocorre um alavancamento do crescimento estratégico e da obtenção de resultados substanciais. 

A coesão nesse nível de liderança é fundamental para a implementação eficaz das diretrizes estratégicas, garantindo uma execução coesa e eficiente.

A colaboração estreita entre esses líderes permite uma tomada de decisão mais embasada e orientada por metas claras, o que contribui para a otimização de recursos e a maximização do desempenho.

Quando a alta cúpula age em consonância com o plano, cria-se um ambiente propício para adaptações ágeis e estratégicas, impulsionando a capacidade da empresa de responder rapidamente às mudanças do mercado. O resultado é um crescimento sustentável e a conquista de resultados superiores, consolidando a organização como um líder competitivo em seu setor.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

AGRELA RODRIGUES, Fabiano de Abreu. Neurobusiness. 1. ed. Amazon: MF Press Global, 2023. 177 p. Disponível em: https://www.amazon.com.br/Neurobusiness-Fabiano-Abreu-Agrela-Rodrigues-ebook/dp/B0BZ56RSXY. Acesso em: 28 ago. 2023.

AGRELA RODRIGUES, Fabiano de Abreu. ALTA PRODUTIVIDADE E A RELAÇÃO COM A SÍNDROME DE BURNOUT. RECISATEC –REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA, RECISATEC, p. 1-7, 12 nov. 2021. DOI https://doi.org/10.53612/recisatec.v1i4.39. Disponível em: https://recisatec.com.br/index.php/recisatec/article/view/39/37. Acesso em: 28 ago. 2023.

MANAGER Resilience and The Formation of Networks: Effects of the Strategic Priority of Innovation. Brazilian Business Review, [s. l.], 08 2022. DOI https://doi.org/10.15728/bbr.2022.19.4.4.en. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bbr/a/hNHyQBQMHdGLBQQpPyjJpYg/?lang=en#. Acesso em: 28 ago. 2023.

A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE FÍSICO EMPRESARIAL SOBRE A PRODUTIVIDADE. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, [s. l.], 2013. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/39213/A%20INFLUENCIA%20DO%20AMBIENTE%20FISICO%20EMPRESARIAL%20SOBRE%20A%20PRODUTIVIDADE.pdf?sequence=2&isAllowed=y. Acesso em: 28 ago. 2023.

ISSN: 2763-6895

Prefixo DOI: 10.56238/cpahciencia

Alguns destaques

Deixe um comentário

cinco × 3 =

Translate »