Início Coluna Homeostase Hormonal: Conheça mais sobre a terapia hormonal que faz sucesso entre os famosos

Homeostase Hormonal: Conheça mais sobre a terapia hormonal que faz sucesso entre os famosos

por Redação CPAH

Por Dr. Tasso Carvalho

Quando se fala em tratamentos hormonais, comumente nos vem à cabeça uma imagem de pessoas mais velhas, principalmente mulheres chegando na menopausa. No entanto, essa visão é equivocada pois em grande parte da população, o declínio hormonal começa a ocorrer por volta dos 30 anos, o que torna a homeostase hormonal essencial, tanto para a saúde geral, quanto para fins estéticos.

O que é Homeostase Hormonal?

Homeostase são mecanismos utilizados pelo corpo para manter os hormônios em equilíbrio, em uma chamada “faixa de normalidade”.

Essa otimização hormonal faz com que o corpo alcance suas capacidades máximas e o ápice de sua performance, esse processo é crucial para a saúde do indivíduo e para a promoção de um envelhecimento saudável do corpo, os hormônios são verdadeiros mensageiros que levam informações necessárias para o adequado funcionamento celular e orgânico; a deficiência deles, portanto, impacta negativamente na saúde de forma global, reduzindo performance, longevidade e qualidade de vida.

Vale ressaltar que, durante o processo natural do envelhecimento, principalmente após a terceira década de vida, ocorre uma diminuição gradativa da produção da maioria dos hormônios., essa redução pode indicar a necessidade de se realizar tratamentos que realizam a manutenção da homeostase e mantém os hormônios em equilíbrio, mesmo após essa fase da vida.

Tratamentos de regulação da Homeostase Hormonal

Existem diversas terapias que visam a conservar esse processo natural, elas são bastante utilizadas para favorecer o emagrecimento e ganho de massa muscular, no entanto, podem beneficiar outros aspectos da vida do paciente.

Atualmente, as terapias de reposição hormonal não repõem isoladamente cada hormônio, mas sim, visam a um equilíbrio de proporcionalidade utilizando os hormônios bioidênticos – substâncias hormonais que possuem a mesma estrutura molecular dos hormônios sintetizados naturalmente pelo corpo.

Está comprovada a necessidade de manutenção da homeostase hormonal como base para a saúde, performance e o bem estar do indivíduo. Hoje é possível restabelecer o equilíbrio hormonal através de terapias seguras e eficazes amplamente testadas.

Considerando a estreita relação entre os hormônios e a necessidade de níveis proporcionais entre eles, hoje as terapias hormonais mais adequadas fisiologicamente são aquelas que visam o reequilíbrio hormonal de forma ampla, investigando e restabelecendo níveis adequados de todos os hormônios, respeitando obviamente as indicações e contraindicações de cada caso.

Sobre Dr. Tasso Carvalho

Dr. Tasso Carvalho é Médico Nutrólogo, Mestre em Ciências da Saúde, Coordenador do curso de Medicina da UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, palestrante e idealizador da Integrative Academy e Diretor clínico da Bella Derme.

Alguns destaques

Deixe um comentário

2 × 1 =

Translate »