Início Coluna Como a ansiedade pode influenciar doenças neurodegenerativas? Novo estudo revela

Como a ansiedade pode influenciar doenças neurodegenerativas? Novo estudo revela

De acordo com o médico psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento é importante um cuidado mais amplo para pacientes com ansiedade e doenças neurodegenerativas

por Redação CPAH

Por Dr. Flávio H. Nascimento

As doenças neurodegenerativas, também conhecidas como demências, são um grupo de condições que afetam o sistema nervoso, levando à degeneração progressiva e irreversível das células nervosas, geralmente elas se desenvolvem em pacientes idosos. 

No entanto, de acordo com um novo estudo publicado pela revista científica “eBioMedicine”, a ansiedade pode aumentar os danos cognitivos, mesmo em idosos que não possuam demência.

O estudo apontou que a ansiedade pode influenciar o aumento da deterioração cognitiva em pacientes idosos, o que, de acordo com o  médico psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento gera a necessidade de um acompanhamento multidisciplinar.

A ansiedade é em si uma doença complexa que demanda cuidados personalizados a depender de cada paciente, mas os cuidados requerem mais atenção quando ela vem associada a outras condições, como a demência”.

A relação entre elas, apontada pelo estudo, merece uma atenção especial pois não adianta tratar uma condição enquanto a outra piora, por isso sempre recomendo o acompanhamento com um neurologista, além do psiquiatra, para um tratamento multidisciplinar e paralelo que ajuda a reduzir danos e alterações, além de funcionar como um complemento para o diagnóstico após a avaliação na psiquiatria” Explica Dr. Flávio H. Nascimento.

Sobre Dr. Flávio H. Nascimento

Dr. Flávio Henrique é formado em medicina pela UFCG, com residência médica em psiquiatria pela UFPI e mais de 10 anos de experiência na área de psiquiatria. Diagnosticado com superdotação, tem 131 pontos de QI o que equivale a 98 de percentil e é membro do CPAH – Centro de Pesquisa e Análises Heráclito como pesquisador auxiliar.

Alguns destaques

Deixe um comentário

17 − 14 =

Translate »