Início Coluna 82% dos brasileiros indicam a saúde como principal motivo para consumir alimentos vegetais. Descubra os benefícios de aumentar o consumo de plantas

82% dos brasileiros indicam a saúde como principal motivo para consumir alimentos vegetais. Descubra os benefícios de aumentar o consumo de plantas

Além disso, a preocupação com o meio ambiente e com os animais também foram citadas como razões relevantes para considerar a mudança nos hábitos alimentares.

por Redação CPAH

Por Patrícia Santiago

82% das pessoas no Brasil apontaram a saúde como um dos principais motivos para adotar uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal, isso é o que diz uma pesquisa inédita realizada pela Ipsos Brasil para a ONG Mercy For Animals no Brasil (MFA). Além disso, a preocupação com o meio ambiente e com os animais também foram citadas como razões relevantes para considerar a mudança nos hábitos alimentares.

Para a médica graduada em nutrologia, Patrícia Santiago, essa pesquisa confirma uma tendência observada nos últimos anos. “Cada vez mais pessoas estão buscando uma alimentação mais saudável, entendendo os benefícios que os alimentos de origem vegetal podem oferecer”, ressalta a especialista.

Uma dieta com maior consumo de alimentos de origem vegetal traz uma série de benefícios para a saúde. Um dos principais aspectos é a redução do colesterol. De acordo com a Dra. Patrícia Santiago, os alimentos de origem animal são ricos em gorduras saturadas, que contribuem para o aumento do colesterol ruim (LDL) no organismo. Por outro lado, os alimentos vegetais são naturalmente livres de colesterol e contêm fibras solúveis, que auxiliam na redução dos níveis de colesterol”.

Uma alimentação baseada em vegetais oferece diversos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como vitaminas e minerais. “Esses nutrientes são fundamentais para fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças crônicas, melhorar a digestão e promover a saúde em geral. As fibras ajudam a regular o funcionamento do intestino e controlar a glicemia, destaca a Dra. Patrícia Santiago.

Outro benefício é o controle do peso corporal. Santiago destaca que esses alimentos geralmente possuem baixa densidade calórica e são ricos em fibras, o que contribui para a sensação de saciedade e pode auxiliar na redução da ingestão calórica total. Combinado com um estilo de vida ativo, isso pode ajudar na manutenção de um peso saudável e na prevenção da obesidade.

Além disso, os alimentos de origem vegetal são naturalmente ricos em antioxidantes, que desempenham um papel crucial na proteção do corpo contra danos causados pelos radicais livres. “Esses antioxidantes ajudam a combater o estresse oxidativo, reduzindo o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes tipo 2”, explica a Dra. Patrícia.

Os dados da pesquisa evidenciam que a preocupação com a saúde, o meio ambiente e o bem-estar animal estão motivando cada vez mais pessoas no Brasil a adotarem uma alimentação baseada em alimentos de origem vegetal. Essa dieta proporciona uma série de benefícios para a saúde, além de contribuir para a preservação do planeta. A escolha por uma alimentação mais sustentável é um caminho promissor para um estilo de vida cada vez mais equilibrado.

Sobre Patrícia Santiago

Patrícia é graduada em medicina pela Universidade Estadual do Amazonas desde 2013, com pós graduação em Nutrologia. Atua na área de emagrecimento e performance desde 2015 com ampla experiência no acompanhamento de pacientes bariátricas. No momento desenvolvendo a comunicação digital para pacientes com foco em reeducação alimentar, mudança de estilo de vida e alta performance.

Alguns destaques

Deixe um comentário

seis + treze =

Translate »