Início Coluna Pós-bariátrica: Exercício físico ajuda cérebro e corpo a se recuperar da obesidade

Pós-bariátrica: Exercício físico ajuda cérebro e corpo a se recuperar da obesidade

por Redação CPAH

Por Dr. Fabio Rodrigues

A cirurgia bariátrica é muito importante para o tratamento de obesidade, mas os cuidados após a sua realização são fundamentais para manter os bons resultados obtidos, no entanto, mantê-los nem sempre é uma tarefa fácil, por isso é necessário um acompanhamento com diversos profissionais após a realização da cirurgia para garantir a manutenção dos efeitos.

Uma nova pesquisa realizada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e publicada no International Journal of Obesity reforça a importância da prática de exercícios físicos no pós-bariátrica, de acordo com o estudo, a atividade física ajuda o cérebro a se livrar de alterações da obesidade e facilitar a reeducação alimentar, controle de apetite e saciedade.

O estudo indica que o exercício ajuda a melhorar a conectividade entre o hipotálamo, região responsável, dentre outras coisas, pela regulação da sede e apetite do indivíduo,e o chamado sistema sensorial, um conjunto de áreas cerebrais que recebem estímulos visuais, olfativos e identificação de sabores, o que ajuda o paciente na retificação de hábitos alimentares e da sua relação com a comida.

A readaptação é uma das maiores dificuldades de quem realiza a cirurgia, devido a todas as modificações no corpo e na rotina, e o exercício físico pode ser uma peça fundamental nesse processo, não apenas no pós, como também no pré-operatório, muitas vezes é necessário perder alguns quilos para a cirurgia bariátrica.

Esse estudo ajuda a substanciar as recomendações feitas pelos cirurgiões sobre a pós-bariátrica, tanto relativas à atividade física, quanto à dieta, sono e ao acompanhamento adequado, como fundamentais para a recuperação adequada da obesidade após o procedimento cirúrgico.

A cirurgia bariátrica não é o ponto final da jornada, ela é um passo importante, mas que também deve ser acompanhado de um acompanhamento multidisciplinar para realizar uma mudança efetiva na vida do paciente, é fundamental que todo esse trabalho seja feito.

Sobre Dr. Fabio Rodrigues

Doutor Fábio Rodrigues é graduado em Medicina desde 2003, com especialização em cirurgia geral e bariátrica, além de pós-graduação em cirurgia minimamente invasiva. Atua como cirurgião da obesidade e das doenças metabólicas desde 2015 e já acumula mais de 1.500 cirurgias realizadas. Atualmente, além das cirurgias bariátricas, vem concentrando também seu foco na performance dos pacientes após a cirurgia.

Alguns destaques

Deixe um comentário

9 − 1 =

Translate »