Início ColunaNeurociências Sem correlações entre memória de referência espacial e não espacial em uma tarefa de labirinto em T e distribuição de fibras musgosas do hipocampo em camundongos

Sem correlações entre memória de referência espacial e não espacial em uma tarefa de labirinto em T e distribuição de fibras musgosas do hipocampo em camundongos

O hipocampo é uma região do cérebro crucial para a memória e aprendizagem, e as fibras musgosas intra e infrapiramidais (iip-MF) são projeções neurais importantes dentro dessa região.

por

Crusio et al. (1990) investigaram a relação entre a variação anatômica no hipocampo de camundongos e o desempenho em tarefas de memória espacial e não espacial. O hipocampo é uma região do cérebro crucial para a memória e aprendizagem, e as fibras musgosas intra e infrapiramidais (iip-MF) são projeções neurais importantes dentro dessa região. Os autores testaram camundongos de nove diferentes linhagens em um labirinto em T, avaliando sua capacidade de lembrar de um local específico (tarefa espacial) ou de um tipo específico de giro (tarefa não espacial). Após os testes comportamentais, os cérebros dos camundongos foram analisados para determinar o tamanho das projeções iip-MF.

Os resultados revelaram diferenças significativas no tamanho das projeções iip-MF entre as linhagens de camundongos, assim como no desempenho nas tarefas de memória. No entanto, para a surpresa dos autores, não foram encontradas correlações entre o tamanho das projeções iip-MF e o desempenho em ambas as tarefas de memória. Este resultado contrastou com estudos anteriores que haviam encontrado correlações entre o tamanho das projeções iip-MF e a memória espacial em tarefas de labirinto radial.

Crusio et al. (1990) levantaram duas hipóteses para explicar essa discrepância: (1) a diferença entre labirintos radiais (múltiplas escolhas) e labirintos em T (apenas duas escolhas) pode exigir diferentes capacidades de memória, e (2) o estresse potencialmente induzido pelo tamanho do labirinto em T pode ter interferido negativamente na aprendizagem. Os autores concluíram que mais experimentos são necessários para testar essas hipóteses e aprofundar a compreensão da relação entre a anatomia do hipocampo e a memória espacial e não espacial.

Referência:

Crusio, W. E., Bertholet, J. Y., & Schwegler, H. (1990). No correlations between spatial and non-spatial reference memory in a T-maze task and hippocampal mossy fibre distribution in the mouse. *Behavioural Brain Research*, 41(3), 251-259.

Imagem © Milad Fakurian na Unsplash

Alguns destaques

Deixe um comentário

14 − 2 =

Translate »