Início Coluna Quais os exercícios para pessoas com doenças neurodegenerativas?

Quais os exercícios para pessoas com doenças neurodegenerativas?

por Redação CPAH

Por Samuel Bortolin

As doenças neurodegenerativas são uma série de condições caracterizadas por danos ao Sistema Nervoso Central, o que causa um déficit nas funções físicas e cognitivas, elas englobam uma série de doenças como Parkinson, Alzheimer e até mesmo a Demência Frontotemporal do ator Bruce Willis.

Apesar de ainda não haver cura para esse tipo de doença, existem alguns cuidados que ajudam a reduzir os sintomas e sua progressão, um dos principais são as atividades físicas.

Segundo o triatleta com paralisia cerebral, Samuel Bortolin, a prática regular de atividades físicas é fundamental para melhorar a qualidade de vida de quem sofre com doenças neurodegenerativas.

“Praticar alguma atividade física ou esporte é importante para fortalecer a musculatura e dar mais sustentação às articulações, o que permite movimentos mais precisos e ajuda a evitar a fadiga e atrofia muscular, muito comum nesse tipo de doença”.

Quais exercícios são mais indicados para doenças neurodegenerativas?

Normalmente são indicadas atividades físicas de menor impacto pois normalmente são pessoas mais idosas que desenvolvem esse tipo de doença, os exercícios são mais focados em fortalecimento muscular”.

Não apenas atividades físicas, mas também esportes, podem ser especialmente benéficos pois além de melhorar o condicionamento físico, flexibilidade e equilíbrio, também ajuda a exercitar o cérebro formando estratégias de jogo e buscando superar seus limites”. Explica Samuel Bortolin.

Sobre Samuel Bortolin

Primeiro triatleta com grau de paralisia cerebral severo a completar um triathlon, Samuel Bortolin é Especialista em Comportamento e Alta Performance, formado em Direito e Educação Física. Teve que vencer batalhas desde o início de sua vida. Nascido com 6 meses e meio de gestação, o hoje triatleta perdeu seu irmão gêmeo no parto prematuro de sua mãe. Deu seus primeiros passos aos sete anos e passou por uma adolescência de aceitação. Samuel é o primeiro triplégico a realizar um triathlon.

Alguns destaques

Deixe um comentário

16 + quinze =

Translate »