O Centro de Pesquisas e Análises Heráclito – CPAH – fez entrevistas e Análises sobre o atraso educacional infantil nos dois países.
Centro de Pesquisas e Análises Heráclito – CPAH- avaliou em entrevistas pais e alunos no Rio de Janeiro- Brasil; e em diversos municípios de Portugal.
Totalizando 20 famílias entrevistadas.
Foi constatado que em Portugal, as aulas EAD, contemplam tarefas e trabalhos de casa, testes e provas, individuais e coletivas, orais e escritas.
Sendo portanto o conhecimento avaliado nas áreas verbais, escritas e no comportamento. Comprovou-se também que há fiscalização dos professores no ambiente quando aplicam o teste individual, para avaliar se há abas abertas ou consultas a livros ou cadernos ao fazer a prova. Isso acontece tanto no sistema público quanto no particular.
No Brasil, como avaliado no Rio de Janeiro, o sistema público estadual não aconteceu a aplicação de provas provas ou testes. Todos os alunos passaram utilizando o sistema automático de aprovação.
Em uma escola particular na Barra da Tijuca os testes e provas tinham prazo de entrega, sem nenhum tipo de fiscalização sobre o aluno, como forma de verificar se o conhecimento foi absorvido. Poucas atividades ou tarefas para casa e raros os trabalhos solicitados. Não houve também aplicação de prova oral.
Esta pandemia atrasou um ano a assimilação de conteúdo acadêmico.
Isto irá prejudicar toda uma vida escolar, principalmente em crianças que iniciaram a alfabetização.
A aprovação automática de série, sem ter tido a base do ano anterior.
Sem a aquisição de conhecimento, haverá defasagens cognitivas que irão reverberar
nos estágios posteriores do aprendizado.
O cenário negativo é potencializado quando a criança em casa, segue um ritmo que desencadeia uma má adaptação num momento crucial para o desenvolvimento integral, físico e cognitivo, que se desdobra com perdas na convivência social e em seu ambiente emocional interno.
Como deveria ser:
As aulas EAD podem funcionar bem, se houver utilização de estratégias não só do sistema educacional como também no familiar.
Em casa, deve-se avaliar a atenção das crianças, postura, participação., engajamento, motivação e aprendizagem.
Tarefas para a casa com trabalhos que fomentem a busca pelo conhecimento, através da curiosidade legítima.
Além de testes e provas orais e escritas, que avaliem a interpretação, a redação com encadeamento de ideias, vocabulário e criatividade.
A troca de conhecimento sendo a maior ferramenta para tanto, o professor bem preparado e motivado como mediador de saber.
Recursos técnicos através de ferramentas para melhor aproveitamento do sistema híbrido (presencial x on-line), performando melhores resultados no par aluno/professor.
A gestão de pessoas e administração de tempo para a execução de tarefas em “tempo real”, trás resultados positivos para a vida acadêmica.
No ambiente familiar, cabe aos pais acompanhar e promover atividades lúdicas para desenvolvimento psicomotricidade ( ampla e fina), principalmente na primeira infância.
Regular o uso de telas, por no máximo duas horas por dia.
Vídeo game apenas final de semana. Dormir à noite e não de madrugada e uma dieta balanceada que possa promover a saúde da mente e do corpo, trazendo como recompensa uma maior manutenção do foco atencional, absorção de conhecimento e prazer em aprender.