Por Dr. David Gusmão
Os estalos em nossas articulações, ou “juntas”, como também chamamos, são mais comuns do que podemos pensar e podem acontecer em qualquer idade. Segundo o ortopedista especialista em quadril e cartilagem, Dr. Davi Gusmão, identificar que o joelho está estalando, ocasionalmente não costuma ser algo para se preocupar.
Conforme ele, o estalo acontece, geralmente, devido à presença do líquido sinovial nas articulações. “É um líquido parecido com um lubrificante e contém gases e nutrientes para a cartilagem. A liberação e a vibração desses gases gera o som de estalo e isso ocorre através da movimentação da articulação”, mencionou.
Porém, também conforme o especialista, se o barulho é frequente, ou vem acompanhado de algum tipo de incômodo, ou dor, o ideal é procurar imediatamente um médico especializado.
“Problemas de artrose, artrite, sinovite e condromalácia patelar, por exemplo”, também podem ser causadores desses estalos”, revelou.
Segundo Gusmão, nesses casos, uma boa saída é optar pela aplicação de gelo no local. “Mas, claro, o mais recomendado é a fisioterapia e cuidados que tragam esse reforço muscular”, alertou.
Sobre Dr. David Gusmão
Formado em Medicina pela PUC-RS, carrega no sangue a paixão pela medicina e a ortopedia. Membro de uma família com muitos profissionais desta área, cresceu acompanhando os parentes em treinamentos e cirurgias, o que despertou uma paixão pela profissão. Acompanhou a primeira cirurgia de um paciente quando tinha 11 anos. Após a graduação, fez a residência na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e fez especialização em quadril em Curitiba, na Inglaterra (Oxford e Exeter – no Princess Elizabeth Orthopaedic Centre) e na Itália, (em Bologna – no Instituto Rizzoli). O Dr. Gusmão também cursou parte do período acadêmico nos Estados Unidos, mais precisamente no Jackson Memorial Hospital e no Doctor ‘s Hospital em Miami, que são duas instituições referências em medicina esportiva e ortopedia.