Início ColunaBem Estar Dormir menos de 5h aumenta risco de depressão, aponta estudo

Dormir menos de 5h aumenta risco de depressão, aponta estudo

A privação de sono pode afetar o humor e raciocínio, afirma o psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento

por

Por Dr. Flávio H. Nascimento

A depressão é, sem dúvidas, o mal do século, de acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde – 5% dos adultos em todo o mundo sofrem com a doença, números alarmantes que têm feito com que cada vez mais pesquisas fossem conduzidas sobre isso.

Um desses estudos, realizado por uma equipe de cientistas da University College London, na Inglaterra, analisou mais de 7.240 indivíduos de, em média, 60 anos, e indicou que noites de sono mal dormidas podem interferir no desenvolvimento de transtornos psicológicos, como a depressão.

De acordo com a pesquisa, publicada na revista científica Nature, indivíduos que dormem diariamente menos de 5h têm maiores chances de desenvolver quadros depressivos, relacionando a propensão genética à insônia aos sintomas depressivos.

Sono e saúde mental

De acordo com o psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento, diversos estudos relacionam a insônia com várias outras condições psiquiátricas.

O sono sempre foi um ponto muito analisado pela psiquiatria pois em vários distúrbios ele é um dos principais afetados. Vários estudos correlacionam más noites de sono com aumento do estresse, ansiedade, esquizofrenia e outras condições”.

Vale lembrar que noites mal dormidas não são apenas causadoras das condições, como também são sintomas causados por elas, por isso, deve-se sempre buscar ajuda de um profissional para identificar as causas por trás da falta de sono recorrente e prejudicial”, ressalta Dr. Flávio H. Nascimento.

Sobre Dr. Flávio H. Nascimento

Dr. Flávio Henrique é formado em medicina pela UFCG, com residência médica em psiquiatria pela UFPI e mais de 10 anos de experiência na área de psiquiatria. Diagnosticado com superdotação, tem 131 pontos de QI o que equivale a 98 de percentil e é membro do CPAH – Centro de Pesquisa e Análises Heráclito como pesquisador auxiliar.

Alguns destaques

Deixe um comentário

1 × um =

Translate »