Início Coluna Diabetes e demência: Estudo analisa a relação entre as duas doenças

Diabetes e demência: Estudo analisa a relação entre as duas doenças

De acordo com o ortopedista e graduando em neurociências, Dr. Luiz Felipe Carvalho que participou do estudo, existem evidências de que o controle glicêmico ajuda a preservar a função cognitiva

por

Por Dr. Luiz Felipe Carvalho

De acordo com um levantamento realizado pelo Atlas da Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil é o 5º país com mais casos de diabetes no mundo, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão, no entanto, o que poucos sabem é que a condição possui ligação com o desenvolvimento de demências.

Diabetes e demência

Um novo estudo intitulado “Diabetes e demência: Como alguns fármacos para tratar diabetes reduzem o risco de demência”, publicado na revista científica Cuadernos de Educación y desarrollo pelo Médico Ortopedista, graduando em neurociências e especialista em Coluna Vertebral, Dr. Luiz Felipe Carvalho, em parceria com a especialista em Nutrologia Dra. Rosany de Sales e o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu, explora a relação entre demência e diabetes.

No estudo exploramos o impacto do uso de determinados medicamentos para diabetes em quadros de demência. Sabe-se que há uma relação entre a diabetes tipo 2 e disfunção cognitiva, por exemplo, 10% dos pacientes com perda de memória são diabéticos, no entanto, também existem evidências de que alguns medicamentos para diabetes também podem ter efeitos sob a demência” Explica Dr. Luiz Felipe.

Benefícios de medicamentos para diabetes à cognição

Os tratamentos que visam melhorar a sensibilidade à insulina, como os agonistas do receptor PPARγ e os agonistas do receptor GLP-1, têm mostrado benefícios cognitivos em estudos preliminares e podem ser uma abordagem promissora para a prevenção e o tratamento da demência”. 

É fundamental abordar tanto o controle glicêmico quanto a resistência à insulina na gestão do diabetes, a fim de reduzir o risco de demência e preservar a função cognitiva” Afirma o estudo.

Sobre o Dr. Luiz Felipe Carvalho

Dr. Luiz Felipe Carvalho é ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa. Já tratou grandes atletas como o jogador de futebol Rodrigo Dourado e o Ferreirinha do Grêmio. Além do tenista Argentino naturalizado Uruguaio Pablo Cuevas que faz tratamento com célula tronco desde 2017 melhorando muito sua performance avançando no ranking desde então.

Alguns destaques

Deixe um comentário

catorze + dez =

Translate »