Início ColunaNeurociências Como planejar e executar eventos de divulgação com ampla atração

Como planejar e executar eventos de divulgação com ampla atração

Aqui, ela compartilha como planejou e executou dois eventos da Semana de Conscientização sobre o Cérebro (BAW) para desenvolver o conhecimento em neurociência entre jovens e envolver a comunidade local em discussões sobre o cérebro.

por

Jaya Viswanathan, PhD, é analista de programas de pesquisa na Divisão de Neurociência do National Institute on Aging (NIA) e autora do livro infantil “Baby Senses: A Sensory Neuroscience Primer for All Ages”. Aqui, ela compartilha como planejou e executou dois eventos da Semana de Conscientização sobre o Cérebro (BAW) para desenvolver o conhecimento em neurociência entre jovens e envolver a comunidade local em discussões sobre o cérebro.

Desde sua criação em 1996, a Semana de Conscientização sobre o Cérebro (BAW) é uma campanha global anual que visa aumentar a conscientização pública sobre a pesquisa cerebral, explorar seu impacto na vida cotidiana e na sociedade, reduzir o estigma relacionado aos transtornos cerebrais e educar o público sobre os avanços recentes na pesquisa. É uma oportunidade para pesquisadores engajarem o público leigo e despertar interesse sobre o cérebro.

Participando das atividades da BAW desde 2010, Jaya sempre se inspirou na criatividade e esforço necessários para organizar esses eventos. Como neurocientista e autora recente, ela estava entusiasmada para seu primeiro BAW após o lançamento de seu livro. Decidiu usar sua plataforma de autora para criar recursos de conhecimento em neurociência para jovens e envolver a comunidade local.

Em parceria com a autora infantil Karen White Porter, Jaya co-criou uma série de vídeos com uma marionete chamada Ada, que fazia perguntas sobre neurociência. Esses vídeos, direcionados a crianças a partir de quatro anos, foram lançados diariamente durante a BAW em várias plataformas de mídia social, utilizando técnicas de narrativa para tornar o conteúdo complexo acessível e divertido.

Para se envolver ainda mais com a comunidade, Jaya, com a ajuda de amigos locais, organizou um salão de neurociência e arte na biblioteca do bairro. Com a colaboração da jornalista vencedora do Pulitzer, Kate Woodsome, o evento foi enriquecido, proporcionando uma conversa expansiva e memorável.

Baseada nessas experiências, Jaya compartilha algumas dicas para organizar eventos bem-sucedidos para o público leigo:

Busque conselhos de pessoas com habilidades complementares às suas para criar eventos e recursos com ampla atração.
Encontre organizações locais que ajudem a divulgar seu evento, como bibliotecas, grupos de alfabetização e organizações filantrópicas e científicas.

Pesquise locais que possam ceder espaços para eventos de forma acessível. Utilize oportunidades locais para publicidade, além das redes sociais, como listas de e-mails de bairro e listagens de eventos em publicações locais. No dia do evento, chegue cedo para organizar tudo e providencie refrescos para os participantes e voluntários, conforme permitido pelo local.

Seja acolhedor e encoraje perguntas de todos os tipos, mesmo que não saiba a resposta, para fomentar a curiosidade.
Após o evento, agradeça a todos que ajudaram e faça o devido acompanhamento, incluindo a atualização do site com todas as discussões publicadas e acessíveis. Apesar dos desafios enfrentados, Jaya destaca a importância de colaborar com pessoas excepcionais e amáveis cujas missões estejam alinhadas com as suas.

© neuronline.sfn

Alguns destaques

Deixe um comentário

quatro + 14 =

Translate »