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Produções sobre História da Educação Especial na Biblioteca Eletrônica Científica SCIELO (1998-2023): Estado do Conhecimento

Este estudo objetivou mapear o estado do conhecimento sobre o tema, examinando o cenário das publicações, objetos de estudo predominantes, e as abordagens teórico-metodológicas adotadas.

por Redação CPAH

Introdução

A pesquisa abordou a historiografia da Educação Especial, analisando artigos científicos publicados na SCIELO entre 1998 e 2023. A Educação Especial, definida pelas Diretrizes Nacionais para a Educação Básica, reflete o avanço da universalização do ensino no Brasil. Este estudo objetivou mapear o estado do conhecimento sobre o tema, examinando o cenário das publicações, objetos de estudo predominantes, e as abordagens teórico-metodológicas adotadas.

Metodologia

O estudo utilizou uma abordagem qualitativa, configurando-se como uma pesquisa bibliográfica do tipo “estado do conhecimento”. Foram analisados 174 artigos na base SCIELO, empregando combinações de palavras-chave como “história da educação especial” e “educação de surdos no século XIX”. A seleção restringiu-se a artigos brasileiros, resultando em 27 publicações específicas sobre a temática histórica. Além disso, investigaram-se os anos de publicação, formação dos autores e métodos utilizados.

Resultados

A análise identificou uma concentração de publicações após 2016, com destaque para a “História da Educação de Surdos” (14 artigos) e “História das Instituições Educacionais Especializadas” (9 artigos). A formação predominante dos autores é em Pedagogia (23 autores), seguida por Psicologia e História (6 autores cada). A pesquisa documental foi o método mais utilizado, enquanto a Nova História Cultural, baseada em Chartier e Certeau, emergiu como principal referencial teórico. No entanto, muitos artigos apresentaram lacunas metodológicas e ausência de clareza nos fundamentos teóricos.

Discussão

A produção sobre a história da Educação Especial apresenta fragilidades conceituais e descontinuidade temporal. A predominância de estudos vinculados à formação docente reflete uma abordagem limitada ao contexto educacional, deixando de explorar aspectos amplos da história cultural e regional. Observa-se também a redução do espaço curricular da História da Educação em cursos de Pedagogia, destacando a necessidade de renovação acadêmica e inclusão de abordagens mais abrangentes.

Conclusão

Apesar do aumento recente no interesse pela história da Educação Especial, a produção científica ainda é incipiente e marcada por descontinuidades. Este estudo reforça a importância de fomentar pesquisas históricas com rigor metodológico e diversidade epistemológica, contribuindo para a construção de uma identidade educacional inclusiva no Brasil.

Referência:

SOBRAL, Renata da Silva Andrade; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da. As produções sobre história da educação especial nos artigos da biblioteca eletrônica científica SCIELO (1998-2023). As dimensões das Ciências Humanas: comportamento, cultura e sociedade. Universidade Federal do Pará, Brasil, 2025.

Alguns destaques

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