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Perfil Neuropsicológico de Crianças Superdotadas Intelectualmente

Estudos anteriores apontam perfis cognitivos heterogêneos em crianças superdotadas, caracterizados por forças e fraquezas em relação a pares com desenvolvimento típico (DT).

por Redação CPAH

Introdução

A superdotação intelectual (SI) refere-se a crianças com inteligência excepcional, frequentemente definida por um Quociente de Inteligência (QI) ≥130. Estudos anteriores apontam perfis cognitivos heterogêneos em crianças superdotadas, caracterizados por forças e fraquezas em relação a pares com desenvolvimento típico (DT). Este estudo revisa sistematicamente a literatura sobre o funcionamento neuropsicológico em crianças SI, abordando cognição geral, funções executivas, habilidades acadêmicas e sociais.

Métodos

Seguindo o protocolo PRISMA, 658 artigos foram identificados e 15 incluídos na revisão final. Foram selecionados estudos controlados com crianças SI (QI ≥130) e grupo controle DT. Foram avaliados os domínios cognitivos principais, incluindo atenção, memória, funções executivas, habilidades acadêmicas e emocionais, com base em testes neuropsicológicos validados. A análise consistiu em resumo narrativo dos achados, dado o caráter heterogêneo dos métodos utilizados.

Resultados

As crianças SI demonstraram desempenho superior em atenção, habilidades matemáticas, memória verbal e resolução de problemas sociais, em comparação com crianças DT. No entanto, não foram observadas diferenças significativas em memória visual, reconhecimento facial ou habilidades visuoespaciais. Em relação às funções executivas, destacaram-se em tarefas de memória de trabalho verbal e flexibilidade cognitiva, mas apresentaram resultados heterogêneos em planejamento e inibição. Apesar das percepções de pais e professores sobre dificuldades sociais, testes objetivos indicaram desempenho superior em resolução de problemas emocionais e sociais.

Discussão

Os resultados confirmam que crianças SI possuem pontos fortes em áreas específicas, como atenção e funções executivas verbais, mas também podem apresentar fragilidades ou desempenhos semelhantes aos pares DT em outros domínios. A heterogeneidade dos achados pode estar relacionada a efeitos de teto em instrumentos neuropsicológicos projetados para populações clínicas e não para indivíduos de habilidades excepcionais. Estudos futuros devem explorar mais sistematicamente as nuances do funcionamento cognitivo e emocional dessa população, especialmente em subgrupos com transtornos de aprendizagem e TDAH.

Conclusão

Este estudo evidencia a complexidade do perfil neuropsicológico das crianças SI, destacando tanto suas forças quanto a necessidade de intervenções educacionais personalizadas. A lacuna entre percepções subjetivas e desempenho objetivo merece maior investigação, a fim de aprimorar estratégias diagnósticas e pedagógicas.

Referência:

Bucaille, A., Jarry, C., Allard, J., Brochard, S., Peudenier, S., & Roy, A. (2021). Neuropsychological Profile of Intellectually Gifted Children: A Systematic Review. Journal of the International Neuropsychological Society, 1–17. https://doi.org/10.1017/S1355617721000515

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