Início Notícias Cofundadora da Nicell explica trabalho da empresa na área da imunoterapia e pesquisa sobre o cancro

Cofundadora da Nicell explica trabalho da empresa na área da imunoterapia e pesquisa sobre o cancro

por Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues

Diana Câmara, doutorada em Ciências Biologia Estrutural e Funcional é a cofundadora da Nicell (2019), empresa com sede em São Paulo e que foi criada com o intuito de pesquisar e desenvolver terapêuticas avançadas baseados em células.

Neste momento a Nicell atua dentro de todos os parâmetros oficias que regulam a atividade com o padrão Anvisa e em 2021 deu um passo estratégico chave e tornou-se a primeira organização de desenvolvimento e manufatura por contrato (do inglês CDMO – contract development and manufacturing organization) do Brasil na área de Produtos de Terapias Avançadas (PTA).

O foco principal da empresa é evidenciar a sua pesquisa nas terapias avançadas para o cancro através da imunoterapia (utilizando as células imunes do próprio paciente) ou através de outras fontes para desenvolver vacinas.

Para que consigamos entender, as vacinas nos tratamentos de imunoterapia não existem para prevenir como as vacinas convencionais. Como Diana Câmara explica, estas vacinas servem para tratamento, para ajudar e dar mais qualidade de vida ao paciente. Não gosta de falar em cura mesmo que esse seja o verdadeiro objetivo. Diana refere que em casos como o cancro devemos sempre ser justos e verdadeiros com o paciente e dar-lhe esperança baseada na realidade.

“Simplificando o processo, retiramos sangue do paciente e em laboratório isolamos as células de defesa dessa pessoa e programamos e estimulámos as mesmas para lutar e matar as células cancerígenas.”, explica.

Como revela ainda a cofundadora, este tipo de terapias ainda não tem muita divulgação pois ainda não é bem aceite na medicina convencional. Contudo, na medida que desenvolvem o seu trabalho ela acredita que farão grandes progressos neste campo.

Alguns destaques

Deixe um comentário

catorze − nove =

Translate »