Introdução
A ideia de “burrice” em superdotados quando repetem perguntas ou dizem que não sabiam algo já mencionado é um equívoco comum. Esses comportamentos, na verdade, refletem características cognitivas e motivacionais específicas de pessoas com altas habilidades, como seletividade de atenção, desinteresse por informações consideradas irrelevantes e processamentos mentais simultâneos.
Evidências e Discussão
Seletividade de Atenção e Desinteresse
Superdotados frequentemente direcionam sua atenção a tópicos que despertam interesse ou que apresentam um nível de complexidade compatível com suas capacidades cognitivas. Quando a informação não é percebida como desafiadora ou útil, eles podem simplesmente ignorá-la. Estudos indicam que indivíduos superdotados possuem uma tendência maior a filtrar estímulos que não consideram significativos, o que pode ser confundido com desatenção ou desinteresse (Mrazik e Dombrowski, 2010).
Processamento Cognitivo Paralelo
Outra explicação é o envolvimento em processamentos cognitivos simultâneos. Superdotados frequentemente realizam análises internas complexas enquanto participam de atividades ou interações externas. Essa sobreposição pode levar à perda de detalhes do ambiente externo, incluindo o que foi dito em conversas ou instruções simples (Heylighen, 2006).
Estilo de Comunicação e Personalidade
O comportamento de repetir perguntas também pode estar relacionado ao estilo de aprendizagem e comunicação. Indivíduos superdotados tendem a explorar diferentes perspectivas sobre um mesmo tema e podem, deliberadamente, repetir uma pergunta para garantir que a resposta seja analisada de forma mais profunda. Em alguns casos, esse comportamento é mal interpretado como desatenção (Jausovec, 1998).
Impaciência com o Contexto
Ambientes que não oferecem desafios suficientes ou exigem conformidade podem levar à distração e desconexão. Em contextos assim, superdotados tendem a entrar em um estado de “desligamento”, onde perdem detalhes relevantes por não estarem totalmente engajados na atividade ou conversa (Mennes et al., 2011).
Desenvolvimento Emocional e Social
É importante considerar que, apesar de sua alta capacidade cognitiva, superdotados nem sempre possuem maturidade emocional proporcional. Esse desalinhamento pode influenciar comportamentos como repetir perguntas ou aparentar desatenção, especialmente quando confrontados com situações sociais ou emocionais complexas (Mrazik e Dombrowski, 2010).
Conclusão
O comportamento de repetir perguntas ou alegar desconhecimento do que foi dito não reflete uma limitação cognitiva nos superdotados. Pelo contrário, essas atitudes são manifestações de seletividade de atenção, processamento paralelo ou desinteresse por informações que consideram pouco relevantes. Reconhecer e compreender essas nuances é essencial para apoiar o desenvolvimento e a expressão plena de suas habilidades.
Referências
Jausovec, N. (1998). Are gifted individuals less chaotic thinkers. Personality and Individual Differences, 25, 253-267.
Mrazik, M., & Dombrowski, S. C. (2010). The Neurobiological Foundations of Giftedness. Roeper Review, 32, 224-234.
Mennes, M., et al. (2011). Linking inter-individual differences in neural activation and behavior to intrinsic brain dynamics. NeuroImage, 54, 2950-2959.
Heylighen, F. (2006). Characteristics and Problems of the Gifted: Neural propagation depth and flow motivation as a model of intelligence and creativity.