Início Coluna 5 dicas simples de um especialista para controlar melhor a ansiedade

5 dicas simples de um especialista para controlar melhor a ansiedade

A ansiedade pode ser controlada com acompanhamento profissional aliado de alguns cuidados simples, aponta o psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento

por Redação CPAH

Por Dr. Flávio H. Nascimento

A ansiedade é um dos principais problemas de saúde mental da atualidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2017, 26,8% dos brasileiros têm diagnóstico de ansiedade, sendo 31,6% em jovens entre 18 e 24 anos.

De acordo com o psiquiatra especialista em ansiedade, Dr. Flávio H. Nascimento, alguns cuidados tomados pelo paciente podem ajudar a reduzir o impacto da ansiedade.

O tratamento profissional é fundamental para cuidar corretamente da condição e evitar pioras, no entanto, existem alguns cuidados simples que podem ajudar bastante no controle da condição”. 

5 cuidados simples que ajudam a controlar a ansiedade

01 – Distraia seus pensamentos

Existem determinados pensamentos, que variam de acordo com as particularidades de cada caso, que estimulam a ansiedade, por isso, saber controlar esses pensamentos e alterá-los quando necessário, mudar seu foco para outras atividades é importante para evitar crises de ansiedade” Explica Dr. Flávio H. Nascimento.

02 – Água fria

Beber um copo de água ou tomar um banho com água fria pode ajudar a acionar neurotransmissores relacionados ao bem estar que podem aliviar os sintomas de crises de ansiedade”.

03 – Exercícios físicos

A prática regular de exercícios libera endorfina, um neurotransmissor que melhora o humor e reduz a ansiedade, proporcionando uma sensação de bem-estar, possibilitando um melhor controle da ansiedade” Revela Dr. Flávio H. Nascimento.

04 – Respiração

A respiração é uma poderosa ferramenta contra a ansiedade pois permite o controle dos sintomas físicos, como sudorese, coração acelerado e estresse, gerando uma sensação de relaxamento, sempre inspire pelo nariz e expire pela boca lentamente, sinta seu corpo durante cada respiração

05 – Sono

Manter uma boa higiene do sono e regularidade é essencial, dormir oito horas por dia, evitar dormir apenas de madrugada e evitar interrupções, opte sempre por dormir em um quarto totalmente escuro, bons hábitos de sono ajudam a controlar melhor o humor, estresse e ansiedade” Explica Dr. Flávio H. Nascimento.

Sobre Dr. Flávio H. Nascimento

Dr. Flávio Henrique é formado em medicina pela UFCG, com residência médica em psiquiatria pela UFPI e mais de 10 anos de experiência na área de psiquiatria. Diagnosticado com superdotação, tem 131 pontos de QI o que equivale a 98 de percentil e é membro do CPAH – Centro de Pesquisa e Análises Heráclito como pesquisador auxiliar.

Alguns destaques

Deixe um comentário

2 × cinco =

Translate »