Início ColunaNeurociências A inteligência como motor do desempenho acadêmico: evidências de um estudo longitudinal

A inteligência como motor do desempenho acadêmico: evidências de um estudo longitudinal

O estudo de Watkins e Styck (2017) contribui para esse debate ao fornecer evidências de que a inteligência geral pode ser um precursor do desempenho em leitura e matemática.

por Redação CPAH

A relação entre inteligência e desempenho acadêmico é um tema de longa data na pesquisa em psicologia e educação. Tradicionalmente, a inteligência tem sido vista como um fator importante para o sucesso escolar, mas a natureza exata dessa relação permanece objeto de debate. O estudo de Watkins e Styck (2017) contribui para esse debate ao fornecer evidências de que a inteligência geral pode ser um precursor do desempenho em leitura e matemática.

Os autores utilizaram um modelo estatístico sofisticado, a análise de painel cruzado, para examinar a relação entre inteligência e desempenho acadêmico em um grupo de 337 estudantes avaliados em dois momentos distintos. Os resultados revelaram que a inteligência geral medida no primeiro momento foi um preditor significativo do desempenho em leitura e matemática no segundo momento, mesmo após controlar por fatores como o desempenho acadêmico prévio.

Essa descoberta sugere que a inteligência geral não é apenas um reflexo do desempenho acadêmico, mas pode, de fato, influenciar o desenvolvimento de habilidades em leitura e matemática ao longo do tempo. Em outras palavras, a inteligência parece ter um papel causal no desempenho acadêmico, e não apenas uma relação de associação.

É importante ressaltar que o estudo não exclui a possibilidade de uma relação bidirecional entre inteligência e desempenho acadêmico, especialmente no caso da matemática. No entanto, os resultados sugerem que a influência da inteligência sobre o desempenho acadêmico é mais forte do que o inverso, o que reforça a importância da inteligência como um fator chave para o sucesso escolar.

Além disso, o estudo destaca a importância de considerar a inteligência como um construto multifacetado, composto por diferentes habilidades cognitivas. Embora a inteligência geral tenha se mostrado um preditor importante do desempenho acadêmico, outras habilidades específicas, como a memória de trabalho e o conhecimento quantitativo, também podem desempenhar um papel relevante.

Em suma, o estudo de Watkins e Styck (2017) oferece evidências robustas de que a inteligência geral é um fator crucial para o desempenho acadêmico em leitura e matemática. Essa descoberta tem implicações importantes para a prática educacional, sugerindo que intervenções que visam desenvolver a inteligência geral podem ter um impacto positivo no desempenho acadêmico dos alunos. No entanto, mais pesquisas são necessárias para entender completamente a complexa relação entre inteligência e desempenho acadêmico, e para identificar as melhores estratégias para promover o desenvolvimento de ambas as áreas.

Referência:

WATKINS, M. W.; STYCK, K. M. A Cross-Lagged Panel Analysis of Psychometric Intelligence and Achievement in Reading and Math. Intelligence, v. 5, n. 3, p. 31, 2017.

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