O estudo de Canivez et al. (2009) teve como objetivo investigar a validade de construto de duas medidas abreviadas de inteligência: a Escala Abreviada de Inteligência de Wechsler (WASI) e o Teste de Inteligência de Ampla Escala (WRIT). A pesquisa, realizada com uma amostra de 152 crianças, adolescentes e adultos, buscou verificar se a estrutura interna desses testes refletia o modelo teórico de inteligência que embasou sua construção.
Os autores utilizaram análises fatoriais exploratórias e confirmatórias para examinar a estrutura latente dos subtestes do WASI e do WRIT. Os resultados indicaram que ambos os testes apresentam forte evidência de validade convergente, com altas correlações entre subtestes similares e entre os escores de QI total de cada teste. A análise fatorial exploratória revelou uma estrutura bifatorial, com um fator representando habilidades verbais-cristalizadas e outro representando habilidades não verbais-fluidas-visuais. No entanto, a alta correlação entre esses dois fatores sugeriu a presença de um fator de ordem superior, a inteligência geral (g), consistente com modelos hierárquicos de inteligência.
A análise fatorial confirmatória corroborou esses achados, indicando que um modelo bifatorial com um fator de inteligência geral se ajustava melhor aos dados do que um modelo unifatorial. A maior parte da variância explicada pelos testes foi atribuída ao fator de inteligência geral, com contribuições menores dos fatores de primeira ordem.
Os autores concluem que o WASI e o WRIT são medidas válidas e confiáveis da inteligência geral, com uma estrutura interna consistente com modelos teóricos hierárquicos de inteligência. No entanto, a forte influência do fator ‘g’ sugere que a interpretação dos resultados deve se concentrar principalmente nos escores de QI total, em vez de nos escores fatoriais específicos. O estudo destaca a importância de considerar a estrutura hierárquica da inteligência ao interpretar os resultados de testes cognitivos, especialmente em medidas abreviadas.
Referência:
Canivez, G. L., Konold, T. R., Collins, J. M., & Wilson, G. (2009). Construct validity of the Wechsler Abbreviated Scale of Intelligence and Wide Range Intelligence Test: Convergent and structural validity. School Psychology Quarterly, 24(4), 252–265. https://doi.org/10.1037/a0018030