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Tendências e Lacunas na Pesquisa em Depressão na População Infanto-Juvenil: Uma Análise Bibliométrica

por Redação CPAH

A depressão emergiu como uma preocupação crítica de saúde pública global, afetando crianças e adolescentes em todas as faixas etárias. Este transtorno mental comum nesta faixa etária possui uma prevalência global de aproximadamente 33%, impactando severamente o bem-estar físico, a saúde mental e o desempenho acadêmico dos jovens. O transtorno persiste por longos períodos, prejudicando a vida diária, a funcionalidade social e a auto-percepção dos pacientes. As consequências são vastas: crianças e adolescentes deprimidos enfrentam dificuldades na concentração e motivação, que podem comprometer o sucesso escolar e a carreira futura. Além disso, a depressão tem um impacto prejudicial nas interações sociais e no bem-estar geral, podendo levar ao isolamento, sentimentos de desesperança e, alarmantemente, a uma taxa de suicídio 1,81 vezes superior à média na população adolescente em geral.

Focos de Pesquisa e Liderança Global

Uma análise bibliométrica dos 100 artigos mais citados (T100 articles) sobre depressão em crianças e adolescentes, publicados entre 1981 e 2021, revelou o cenário global da pesquisa. O volume de citações para esses artigos variou de 423 a 3.949, com uma média de 691,45 citações por artigo.

O estudo identificou seis focos de pesquisa principais por meio da co-ocorrência de palavras-chave:

Patogênese da Depressão (Pathogenesis of Depression), sendo esta uma tendência futura.

Tratamento do Transtorno Depressivo Maior (MDD) em Crianças (Treatment of MDD in Children), priorizando intervenções farmacoterapêuticas, como o uso de escitalopram.

Tratamento na Primeira Infância (Early Childhood Treatment), enfatizando a eficácia das intervenções nesta fase inicial.

Manifestações da Depressão Adolescente (Adolescent Depression Manifestations), abordando o espectro de manifestações afetivas e comportamentais.

Gênero e Depressão (Gender and Depression), explorando as manifestações específicas de gênero.

Considerações de Cuidados Primários (Primary Care Considerations), relacionadas ao diagnóstico e manejo em ambientes de atenção primária.

O campo é dominado pelos Estados Unidos, responsáveis pela maior produção de artigos (79 dos T100) e por todas as 11 instituições que publicaram quatro ou mais artigos, como a Universidade de Pittsburgh e a Universidade de Columbia. A revista JAMA Psychiatry liderou o número de publicações e o total de citações. O autor mais citado foi Kovacs M , cujo artigo de 1985 sobre o Inventário de Depressão Infantil (CDI) é o mais citado na lista.

Lacunas e Direções Futuras da Pesquisa

A análise da literatura revela que os tópicos de Escalas/Medição, Epidemiologia e Patogênese atraíram considerável atenção acadêmica. Contudo, o foco no desenvolvimento de escalas de depressão para crianças e adolescentes, como o CDI, demonstrou maior destaque e frequência de citações. Isso sugere uma prioridade em mapear a prevalência e causas da depressão e desenvolver métodos para rastrear e diagnosticar pacientes.

A lacuna mais notável encontrada foi na prevenção: apenas dois dos 100 artigos mais citados focaram especificamente em intervenções preventivas. Embora o diagnóstico e tratamento precoces sejam cruciais, as intervenções preventivas detêm um imenso potencial para benefícios em nível populacional.

As direções futuras de pesquisa, baseadas nas hotspots identificadas, devem priorizar:

O refinamento dos mecanismos de identificação precoce.

O desenvolvimento de ferramentas de rastreamento mais sensíveis.

A elaboração de planos de intervenção precoce.

A necessidade urgente de desenvolver e refinar programas de triagem e intervenção precoces que sejam sensíveis às diferenças de gênero e idade, as quais têm sido menos enfatizadas no campo da pesquisa.

No contexto prático, o estudo aponta para a importância de capacitar os provedores de cuidados primários (médicos de família e pediatras) para um melhor reconhecimento e intervenção oportuna de sintomas depressivos. Além disso, a implementação de programas escolares robustos de triagem e intervenção precoce é crucial.

Referência:

MEI, Fuyu; WANG, Zhidan. Trends in Mental Health: A Review of the Most Influential Research on Depression in Children and Adolescents. Annals of General Psychiatry, London, v. 23, n. 36, p. 1-17, 12 Oct. 2024. DOI: 10.1186/s12991-024-00520-2.

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