Canivez, Konold, Collins e Wilson (2009) examinaram a validade de construto da Escala Abreviada de Inteligência Wechsler (WASI) e do Teste de Inteligência de Ampla Escala (WRIT), duas medidas breves de inteligência geral. Os autores investigaram a validade convergente e a estrutura fatorial latente dessas duas escalas em uma amostra de 152 participantes, incluindo crianças, adolescentes e adultos.
A validade convergente entre as escalas WASI e WRIT foi demonstrada por meio de altas correlações entre subtestes semelhantes e entre os escores de QI total. A análise fatorial exploratória conjunta revelou uma estrutura de dois fatores, consistentes com as habilidades cristalizadas verbais e as habilidades fluidas visuais não verbais, que se correlacionam fortemente, indicando a presença de um fator de ordem superior (inteligência geral). A análise fatorial confirmatória hierárquica confirmou a estrutura de dois fatores e a importância do fator de inteligência geral.
Os autores concluem que ambas as escalas medem construtos semelhantes, com variância considerável compartilhada entre as medidas de QI total, medidas cristalizadas verbais e medidas fluidas visuais não verbais. Os resultados do estudo corroboram a validade de construto da WASI e do WRIT como medidas de inteligência geral e de habilidades cognitivas específicas.
CANIVEZ, G. L.; KONOLD, T. R.; COLLINS, J. M.; WILSON, G. Construct validity of the Wechsler abbreviated scale of intelligence and wide range intelligence test: Convergent and structural validity. School Psychology Quarterly, v. 24, n. 4, p. 252-265, 2009.
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