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A inteligência como chave para o sucesso acadêmico: um estudo longitudinal em escolas nigerianas

A pesquisa acompanhou 637 alunos do ensino fundamental II ao ensino médio, avaliando seu desempenho nessas disciplinas e seus níveis de QI.

por Redação CPAH

Um estudo longitudinal conduzido em escolas nigerianas investigou a relação entre inteligência e desempenho acadêmico em matemática e língua inglesa. A pesquisa acompanhou 637 alunos do ensino fundamental II ao ensino médio, avaliando seu desempenho nessas disciplinas e seus níveis de QI.

Os resultados revelaram uma forte correlação entre inteligência e desempenho, tanto em matemática quanto em língua inglesa. Essa relação se manteve significativa mesmo após considerar o desempenho em outras disciplinas, sugerindo que a inteligência é um fator determinante para o sucesso acadêmico de forma geral.

Implicações para o sistema educacional nigeriano

O estudo destaca a importância de incorporar testes de inteligência no sistema educacional nigeriano. Ao identificar os níveis de QI dos alunos, seria possível adotar métodos de ensino mais personalizados, atendendo às necessidades individuais de cada estudante e potencializando seu aprendizado.

Além disso, a pesquisa ressalta a necessidade de investir em políticas e práticas que promovam o desenvolvimento da inteligência desde a infância. Ao estimular o pensamento crítico, a resolução de problemas e a capacidade de adaptação, estaríamos preparando as crianças para um futuro acadêmico e profissional mais promissor.

Desafios e perspectivas

A implementação de testes de inteligência no sistema educacional nigeriano enfrenta desafios, como a falta de recursos e a necessidade de capacitação de professores para interpretar e utilizar os resultados de forma eficaz. No entanto, os benefícios potenciais para o desenvolvimento individual e coletivo superam esses obstáculos.

Ao reconhecer a inteligência como um fator crucial para o sucesso acadêmico, a Nigéria pode dar um passo importante em direção a um sistema educacional mais equitativo e eficiente, capaz de formar cidadãos mais preparados para os desafios do século XXI.

KPOLOVIE, P. J. Intelligence and academic achievement: A longitudinal survey. International Journal of Recent Scientific Research (IJRSR), v. 7 n. 5, p. 11423-11439, maio 2016.

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