Introdução
A educação de indivíduos superdotados tem sido objeto de investigação global, visando aprimorar abordagens que atendam às suas necessidades cognitivas e socioemocionais. No Reino da Arábia Saudita, três principais abordagens são empregadas: (1) a escola regular com integração de estudantes superdotados, (2) escolas especializadas para superdotados e (3) salas dedicadas dentro de escolas regulares. Este estudo comparativo analisa a eficácia dessas três abordagens por meio de dados quantitativos e qualitativos obtidos junto a estudantes superdotados do ensino secundário e seus pais.
Metodologia
O estudo foi conduzido com uma amostra de 300 estudantes superdotados de diferentes regiões da Arábia Saudita, matriculados nos três tipos de programas educacionais. Pais desses estudantes também participaram, fornecendo percepções complementares. Foram aplicados questionários padronizados e escalas de avaliação, além de análises qualitativas de respostas abertas. O processamento dos dados envolveu análises descritivas e inferenciais, com testes estatísticos apropriados para comparar os três grupos.
Resultados
Os achados indicam que os programas em escolas especializadas para superdotados apresentaram maior satisfação entre os estudantes, particularmente em relação à complexidade curricular, suporte socioemocional e oportunidades extracurriculares. Em contrapartida, estudantes em salas dedicadas dentro de escolas regulares relataram a necessidade de maior suporte institucional e treinamento docente especializado. Por outro lado, a abordagem de integração em escolas regulares apresentou limitações na adaptação curricular e na interação com pares acadêmicos em nível semelhante de habilidade. Pais de estudantes em escolas especializadas demonstraram maior satisfação com o desempenho acadêmico e o desenvolvimento emocional de seus filhos, enquanto aqueles cujos filhos frequentavam escolas regulares relataram preocupações quanto ao desenvolvimento social e motivacional.
Discussão
Os dados reforçam a necessidade de um modelo de ensino adaptativo que combine desafios acadêmicos com suporte psicossocial. A preferência das famílias pelas escolas especializadas reflete a importância de currículos diferenciados e docentes treinados em metodologias específicas para superdotados. Entretanto, a existência de barreiras institucionais e limitações estruturais sugere que as salas dedicadas dentro de escolas regulares poderiam ser otimizadas por meio de melhores recursos pedagógicos e programas de formação para professores.
Conclusão
A análise das abordagens adotadas na Arábia Saudita indica que modelos educacionais exclusivos para superdotados são mais eficazes na promoção de avanço acadêmico e suporte emocional. Contudo, para um sistema educacional mais equitativo, é essencial implementar reformas que melhorem a educação de superdotados em escolas regulares, garantindo que todas as opções possam atender adequadamente às demandas desses estudantes.
Referência:
ALQAHTANI, Rabee Ayed M. A comparative study of three different approaches to gifted education in the Kingdom of Saudi Arabia. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – University of Wollongong, Wollongong, 2024.