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Estudo avalia a validade construtiva de testes abreviados de inteligência

por Redação CPAH

Uma recente pesquisa conduzida por Gary L. Canivez e colegas explorou a validade construtiva de dois testes abreviados de inteligência amplamente utilizados: a Escala Abreviada de Inteligência de Wechsler (WASI) e o Teste de Inteligência de Ampla Faixa (WRIT). Publicado na School Psychology Quarterly, o estudo utilizou dados de 152 participantes para analisar as propriedades psicométricas e a validade estrutural desses instrumentos.

O que são os testes WASI e WRIT?

Os testes WASI e WRIT são ferramentas projetadas para avaliação rápida da inteligência geral. Enquanto o WASI foca em habilidades verbais e não verbais, com base em subtestes como Vocabulário e Raciocínio Matricial, o WRIT mede habilidades cristalizadas (verbais) e fluidas (visuais) por meio de subtestes como Analogias Verbais e Diamantes.

Ambos os instrumentos têm sido amplamente empregados em contextos clínicos e educacionais para triagem inicial e reavaliações periódicas devido à sua eficiência em termos de tempo e custo.

Resultados principais

O estudo identificou correlações significativas entre as pontuações globais dos dois testes, indicando forte convergência entre as medidas de inteligência geral (FSIQ no WASI e GIQ no WRIT). As análises fatoriais confirmatórias reforçaram um modelo de dois fatores, com os testes capturando dimensões verbais-cristalizadas e não verbais-visuais-fluídas, alinhadas ao modelo hierárquico de inteligência de Cattell-Horn-Carroll (CHC).

Além disso, as análises revelaram que o fator de inteligência geral (g) contribuiu significativamente para as variâncias observadas, com menor impacto das dimensões específicas. Isso sugere que a interpretação das pontuações globais pode ser mais relevante do que a análise detalhada dos subtestes.

Implicações práticas

Os resultados destacam a intercambiabilidade dos testes WASI e WRIT em avaliações de inteligência geral, especialmente em cenários que exigem eficiência. No entanto, limitações no tamanho e na diversidade da amostra restringem a generalização dos achados, sendo necessários estudos adicionais com populações mais amplas e heterogêneas.

De acordo com os autores, a escolha entre os instrumentos deve considerar o contexto da avaliação e as necessidades específicas do profissional que administra os testes.

Referência
Canivez, G. L., Watkins, M. W., & Dombrowski, S. C. (n.d.). Construct validity of the Wechsler Abbreviated Scale of Intelligence and Wide Range Intelligence Test: Convergent and structural validity. School Psychology Quarterly.

Alguns destaques

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