Início ColunaNeurociências Caracterização das Funções Oculomotoras em Crianças e Adolescentes com TEA, TDAH e TEA + TDAH: Implicações para Diagnóstico e Neurodesenvolvimento

Caracterização das Funções Oculomotoras em Crianças e Adolescentes com TEA, TDAH e TEA + TDAH: Implicações para Diagnóstico e Neurodesenvolvimento

A análise detalhada das características oculomotoras, como precisão, processamento sensorial-motor e controle inibitório, visa identificar marcadores neurobiológicos úteis para diagnosticar e diferenciar esses transtornos.

por Redação CPAH

Introdução

O estudo avalia a função oculomotora como um endofenótipo sensível para compreender a etiologia do transtorno do espectro autista (TEA), do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e da coexistência de ambos (TEA + TDAH). A análise detalhada das características oculomotoras, como precisão, processamento sensorial-motor e controle inibitório, visa identificar marcadores neurobiológicos úteis para diagnosticar e diferenciar esses transtornos.

Métodos

Participaram 405 crianças e adolescentes australianos (64 com TDAH, 66 com TEA, 146 com TEA + TDAH e 129 neurotípicos), com idades entre 4 e 18 anos (Média = 9,64 anos, DP = 3,20). Dados adicionais foram obtidos de coortes independentes no Reino Unido (n = 101) e nos EUA (n = 70). Foram utilizados quatro tarefas oculomotoras: saccade visual guiado (VGS), anti-saccade (AS), perseguição sinusoidal e perseguição step-ramp. As medições, realizadas com o sistema EyeLink 1000 (500 Hz), foram analisadas usando modelos lineares mistos controlando por idade, sexo e efeitos familiares.

Resultados

Os indivíduos com TEA + TDAH apresentaram maior variabilidade na posição final do olho (FEP) durante a tarefa VGS em comparação com os neurotípicos (p = 0,025, d = 0,316), sugerindo disfunções nos circuitos sensório-motores e feedback cerebelar. Adolescentes com TEA demonstraram maior número de movimentos sacádicos de correção durante a tarefa step-ramp (p = 0,015), indicando déficits no controle corretivo e sensório-motor. Embora não houvesse diferenças significativas na tarefa AS na coorte principal, achados confirmatórios revelaram maior número de erros direcionais em indivíduos com TEA em comparação com neurotípicos (Kansas Cohort, p = 0,019, d = 0,452).

Discussão

As diferenças oculomotoras identificadas refletem alterações em redes de controle de baixo para cima (sensorial-motor) e de cima para baixo (corretivo e preditivo). As ineficiências no controle motor em indivíduos com TEA + TDAH e as dificuldades corretivas exclusivas de indivíduos com TEA apontam para a sobreposição e distinção nos mecanismos subjacentes desses transtornos. Diferenças metodológicas e amostrais limitaram a replicação total dos achados nas coortes confirmatórias, destacando a necessidade de estudos longitudinais.

Conclusão

As características oculomotoras oferecem insights promissores para compreender as diferenças neurodesenvolvimentais e contribuir para diagnósticos mais precisos de TEA, TDAH e sua coexistência. Futuros estudos devem investigar a neurobiologia subjacente às diferenças identificadas e explorar a aplicabilidade clínica desses marcadores.

Referência:

Forbes, E. J., Tiego, J., Langmead, J., Unruh, K. E., Mosconi, M. W., Finlay, A., Kallady, K., Maclachlan, L., Moses, M., Cappel, K., Knott, R., Chau, T., Mohanakumar Sindhu, V. P., Bellato, A., Groom, M. J., Kerestes, R., Bellgrove, M. A., & Johnson, B. P. (2025). Oculomotor function in children and adolescents with autism, ADHD, or co-occurring autism and ADHD. Journal of Autism and Developmental Disorders. https://doi.org/10.1007/s10803-024-06718-3

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